Cidades

Sem pediatra, hospital de Santa Maria não dá alta a bebês e mães reclamam

Secretaria de Saúde do DF diz que houve imprevisto na escala de médicos do hospital

Ana Carolina Fonseca*
postado em 14/07/2017 22:40
Mais de dez bebês não receberam alta junto com as mães no Hospital Regional de Santa Maria por falta de pediatra nesta sexta-feira (14/7). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, que garantiu a escalação de um médico da especialidade para o sábado (15/7). Em um e-mail para o Correio às 19h44, a Secretaria garantiu que os 12 bebes já haviam recebido alta.
De acordo com a Secretaria Saúde, a médica escalada para a sexta-feira passou mal durante o expediente na quinta (13/7) e recebeu atestado de dois dias . "Por tratar-se de um imprevisto, não houve tempo hábil para recompor a escala", explicou em nota.
Em áudio gravado por uma acompanhante de paciente, uma enfermeira não identificada orienta as mães que não se arrisquem a levar os filhos do hospital sem alta. "Não existe pediatria em nenhum hospital de Brasília", diz. Ela afirma, também, que, em caso de emergência, teriam que levar os filhos ao Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), na Asa Sul. "Só estou contando para vocês que a situação está muito mais feia do que imaginam", alerta a enfermeira.

A Secretaria de Saúde do DF também afirmou que os bebês estavam sendo assistidos pela equipe da maternidade até a alta e que o acesso das mães aos leitos era permitido. A preocupação dos familiares, era que os filhos pegassem doenças infecciosas devido à estadia prolongada no hospital.

Ana Clara Lima, amiga e acompanhante de uma das mães, relata que algumas mulheres não conseguem dormir e estariam com "pedras nos seios", também conhecido por leite empedrado ou ingurgitamento, um inchaço das mamas, que causa dor. A condição acontece quando a produção de leite é maior que o consumo.

Leia a nota do hospital na íntegra:

;A direção do Hospital Regional de Santa Maria informa que um pediatra compõe a escala por período na maternidade do HRSM. A médica escalada para esta sexta-feira (14), apresentou atestado de dois dias, após um mal estar, durante o expediente, nesta quinta-feira (13). Por tratar-se de um imprevisto, não houve tempo hábil para recompor a escala.

Ressalta-se que todos os bebês estão sendo assistidos pela equipe da maternidade e recebem toda assistência necessária até a alta. O acesso das mães aos leitos é permitido.

A direção informa, por fim, que há pediatra escalado para este sábado.;
*Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação