Cidades

Crise hídrica: estradas rurais são recuperadas na Bacia do Descoberto

Foram construídas 48 bacias desde o início das obras, há três semanas, em Brazlândia

postado em 19/07/2017 12:36
As bacias, chamadas de barraginhas, servem de barreiras para conter o transporte de sedimentos para as nascentes
Como medida de enfrentamento da crise hídrica no Distrito Federal, o Governo de Brasília está fazendo melhorias da infraestrutura das estradas rurais na área do Alto Descoberto. Para isso, estão sendo construídas bacias de contenção na região da Chapadinha, em Brazlândia, para armazenar água da chuva e evitar o assoreamento.


As bacias, chamadas de barraginhas, servem de barreiras para conter o transporte de sedimentos para as nascentes. Foram feitas 48 bacias desde o início das obras, há três semanas. Dessas, 40 já foram georreferenciadas, o que permitirá que a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural acompanhe a manutenção das estruturas.

As obras não geram custo extra ao governo de Brasília por serem feitas por servidores da secretaria, com maquinário e material da pasta.

Outras Ações


[SAIBAMAIS]A previsão é que o Núcleo Rural Capão da Onça, também em Brazlândia, seja a próxima área a ter adequação das estradas. O governo de Brasília trabalha, ainda, na recuperação de canais de irrigação da Bacia do Alto Descoberto, como os dos Córregos Cristal e Guariroba.

Já o Canal do Rodeador passou por melhorias em caráter emergencial. Outra frente de ação é a substituição de sistema de irrigação de aspersão por microaspersão ou gotejamento. Pelo menos 800 irrigantes da região serão conscientizados para a troca de tecnologia e, com isso, ajudar na economia de água.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação