Cidades

Inmet emite alerta de baixa umidade do ar para o Distrito Federal

Hoje, a umidade relativa do ar pode marcar índices abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia. Apesar da sensação térmica ter aumentado, a temperatura mínima continua se mantém em torno dos 11°C

Hellen Leite
postado em 21/07/2017 10:35

Sol forte no centro da capital: frio começa a perder força no DF
O frio vai perdendo a força aos poucos no Distrito Federal e a mistura de calor e tempo seco já começa a dar os primeiros sinais de agravamento da situação do Distrito Federal. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (21/7), um alerta por conta da baixa umidade relativa do ar. A previsão é que o índice alcance até 20% no meio da tarde desta sexta-feira (21/7), nas horas mais quentes do dia. No site do órgão, os técnicos alertam sobre "perigo potencial" com "risco à saúde".

De acordo com o meteorologista Luiz Cavalcante, a temperatura deve variar entre 11 ;C e 26 ;C hoje. No fim de semana, os valores serão semelhantes e devem seguir assim até o fim da primeira quinzena de agosto, quando os termômetros vão subir mais e a umidade cair. A situação do Distrito Federal deve ficar ainda mais complicada já que as chuvas neste ano devem ser abaixo da média no inverno.

[SAIBAMAIS]Apesar de a temperatura manter, em média, os mesmos índices das semanas anteriores, - quando o brasiliense sentiu o frio de 2;C na pele-, a sensação térmica nos últimos dias subiu um pouco. Isso por que a massa de ar frio que veio da Argentina e atingiu o Distrito Federal na semana passada se misturou com o ar quente vindo das regiões equatoriais e perdeu força. "As massas de ar vem bastante intensas no início do inverno e com o passar dos dias ficam mais fracas, mas até agora está tudo dentro dos padrões normais para esta época do ano", esclarece Cavalcanti.

No entanto, o especialista do Inmet alerta que a sensação térmica deve baixar novamente a partir de segunda-feira por causa de uma nova massa de ar frio, dessa vez, proveniente do Chile, que deve chegar ao Brasil nos próximos dias.

Massa de ar frio

O ar frio de origem polar que veio do sul do continente causou estragos na Argentina e no Chile. Bariloche, por exemplo, registrou a menor temperatura da história durante este inverno, -25,4;C. Foram quatro graus a menos do que a marca anterior, alcançada em 1963, segundo o Serviço Meteorológico Nacional. Até o momento, quatro pessoas morreram na capital, Buenos Aires, por conta da onda de frio.

Já o Chile registrou a pior nevasca desde 1971, de acordo com os órgãos de meteorologia do país. Entre os estragos provocados pela nevasca está a queda do telhado do Corpo de Bombeiros de Santiago. O peso foi tanto que a estrutura não aguentou e acabou caindo.

Região Sul congelou

No Brasil, o frio chegou com maior intensidade ao Sul do país. O Rio Grande do Sul registrou queda de neve granular. Também aconteceu neve e geada nas áreas de serra gaúcha, por conta dos ventos fortes. Conforme a Climatempo, a massa de ar vinda da Argentina foi a mais forte que chegou ao Brasil e se instalou em toda América Latina neste ano. A cidade de Urupema registrou sensação térmica de -27;C na terça-feira (18/7), com temperatura mínima, em média, de -7;C.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação