Cidades

Lei que autoriza doação de lote irregular é julgada como inconstitucional

O Ministério Público, autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade, afirmou que a norma fere vários artigos da Lei Orgânica do Distrito Federal

postado em 21/07/2017 10:43

A lei que autoriza a doação de terrenos de até 250 metros para ocupantes de parcelamentos informais consolidados foi julgada como inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). A autoria da Lei 5.761/2016 é do deputado distrital Juarezão (PSB).

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), afirmou que a norma fere vários artigos da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), ao se envolver em assunto de competência exclusiva do chefe do Poder Executivo, no caso, o governador do DF.

Já a mesa diretora da Câmara Legislativa defendeu a competência da Casa para legislar sobre habitação. Afirmou ainda que não houve qualquer violação aos princípios da Administração Pública.

Por unanimidade, o Conselho Especial decretou a inconstitucionalidade da Lei 5.761/2016. Segundo a relatora: ;a apresentação de projetos de lei que disponham sobre bens públicos, uso e ocupação do solo e atribuições de órgãos públicos, quando iniciada por parlamentar, é inconstitucional, ante a presença de vício formal de iniciativa;. A decisão tem efeitos para todos e retroativos à edição da norma legislativa.

Com informações do TJDFT

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação