Cidades

Veja as doenças de pele que afetam 2 mil presos no Complexo da Papuda

Sarna, pano branco, furúnculos e micoses são as enfermidades identificadas até o momento. Secretarias de Segurança e de Saúde descartam epidemia, mas número de casos triplicou em uma semana

Otávio Augusto
postado em 24/07/2017 16:06
Veja as doenças de pele que afetam 2 mil presos no Complexo da Papuda
Autoridades sanitárias tentam controlar a contaminação de doenças de pele entre detentos do Complexo da Papuda. Ao todo, 2.095 estão doentes. Na semana passada, eram 692 doentes. Cinco de seis alas do local estão passando por um processo de higienização para controlar a transmissão dos vírus e bactérias.

Outros 4,6 mil presos passaram por exames clínicos para monitorar as enfermidades. As secretarias de Segurança e de Saúde, descartam, apesar do aumento substancial de casos, que esteja havendo uma epidemia no sistema carcerário. Veja quais são as doenças que estão sendo transmitidas no Complexo Penitenciário da Papuda.


Sarna (escabiose)

Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei variedade hominis. O contágio se dá somente entre humanos, por contato direto com pessoa ou roupas e outros objetos contaminados. O contato deve ser prolongado para que ocorra a contaminação. O principal sintoma da escabiose é a coceira ou prurido, que é sentido principalmente à noite. As lesões aparecem principalmente entre os dedos das mãos, nas axilas, na parte do punho que segue a palma da mão, auréolas e genitálias.

Micose (tinea)

A tinea corporis é uma infecção superficial causada por fungos chamados dermatófitos. Esaa micose é caracterizada por lesões cutâneas de cor rosa-vermelho na pele. A dermatofitose pode ocorrer em qualquer área do corpo, com maior ocorrência em dobras, como as axilas, virilhas e entre os dedos das mãos e pés. Os sintomas aparecem cerca de 4 a 10 dias após o contato com o fungo.


Pano branco (pitiríase)

[SAIBAMAIS]Pitiríase é uma micose na parte superficial da pele causada por fungos Malassezia, microrganismos que habitam o folículo piloso sem causar doença. Também é conhecida popularmente como ;pano branco;. Quando existem condições favoráveis para o crescimento do fungo, ele consegue invadir a pele e causar as lesões. Os fatores externos que facilitam a infecção são o calor e a umidade. Existem também fatores do hospedeiro que a favorecem: a desnutrição e a sudorese excessiva. Manifesta-se por manchas redondas ou ovais, recobertas por escamas finas, no tronco e nos braços. Essas manchas podem variar do branco indo até o vermelho e o castanho, por isso são chamadas de versicolor. As lesões normalmente não causam problemas, ocasionalmente a pessoa pode sentir coceira.
[VIDEO1]

Furúnculos

O furúnculo é a infecção bacteriana da pele que provoca a necrose (destruição) do folículo pilosebáceo ( glândula sebácea e sudoríparas). É causada pela bactéria estafilococos. A lesão inicia-se por um nódulo muito doloroso, vermelho, inflamatório, endurecido e quente, centrado por um pêlo, onde pode aparecer pequeno ponto de pus. Com a evolução do quadro, ocorre o rompimento do nódulo e a eliminação de pus e de uma massa esbranquiçada, popularmente conhecida como ;carnegão;, formando uma ferida. As lesões são mais frequentes em áreas de dobras da pele, sendo muito comuns nas nádegas e virilhas, mas podem surgir em outros lugares como o abdômen e as coxas. Quando ocorrem repetidamente, a doença recebe o nome de furunculose e está associada à uma deficiência do organismo em evitar a infecção. Quando várias lesões surgem simultaneamente, próximas e interligadas, o quadro recebe o nome de antraz, ocorrência mais comum na região da nuca.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação