Cidades

Após dois anos, Secretaria de Saúde declara fim da situação de emergência

Em 2015, o setor declarou uma série de déficits de pessoal, problema orçamentário, dívidas e desabastecimento de medicamentos e de material

postado em 25/07/2017 07:51

A Secretaria de Saúde do DF (SES) declarou o fim da situação de emergência no setor a partir deste mês. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (24/7). Em 2015, o setor declarou uma série de deficits de pessoal, problemas orçamentários, dívidas e desabastecimento de medicamentos e de material. Segundo a pasta, as medidas tomadas desde então possibilitaram que a situação melhorasse.

Entre as principais providências estão o abastecimento de medicamentos e insumos, a contratação de serviços, desbloqueio de leitos, redimensionamento de setores, recomposição da força de trabalho, e a parte financeira. Ainda de acordo com a SES-DF, foram criadas as Subsecretarias de Logística e de Infraestrutura em Saúde, o que teria solucionado o desabastecimento da rede, já que as duas passaram a intervir no problema.

Equipamentos parados

Além disso, foram contratadas manutenções de equipamentos que estavam parados, como tomógrafo, mamógrafo, raio-X, arco cirúrgico, acelerador linear para radioterapia e cobaltoterapia. No ano passado, foram nomeados 2.767 servidores para ocupar cargos dentro do setor - 2.051 chegaram a tomar posse. Já em 2017, outros 1.255 candidatos foram aprovados. E 200 técnicos de enfermagem contratados foram direcionados para a reabertura de leitos bloqueados por falta de recursos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação