Cidades

Família de estudante com leucemia promove campanha para encontrar doador

Fernando Augusto de Souza Melo, 18 anos, aguarda, esperançoso, encontrar um doador compatível de medula óssea

Patrícia Nadir - Especial para o Correio
postado em 26/07/2017 06:00
Fernando Augusto (E), 18 anos, está internado desde o mês passado e aguarda encontrar um doador compatível

Há pouco mais de um ano diagnosticado com leucemia, Fernando Augusto de Souza Melo, 18 anos, aguarda, esperançoso, encontrar um doador compatível de medula óssea. Durante o tratamento, ele deu um passo importante para a realização do sonho de se tornar engenheiro: foi aprovado no vestibular do ano passado para um dos cursos da área na Universidade de Brasília (UnB). Agora, a família do estudante faz campanha nas redes sociais para incentivar o cadastro de potenciais doadores na Fundação Hemocentro de Brasília.
O câncer de Fernando foi descoberto durante exames de rotina. O médico que o acompanhou desde a infância pediu testes para analisar queixas como gengivite e dores de cabeça. Em 8 de junho, com os resultados, o jovem recebeu o diagnóstico da doença. O estudante começou o tratamento quimioterápico no segundo semestre do ano passado. Ao longo de seis meses, fez os procedimentos mais intensivos, com vários medicamentos para combate da doença. Em janeiro, após reagir bem à intervenção, o jovem entrou na fase chamada de manutenção, quando o câncer está controlado e o tratamento se torna mais brando.

Apesar dos desafios, a mãe, Elizabete Maria de Souza Alves, 53, conta que desanimar nunca foi uma opção. ;Meu filho sempre encarou tudo com muita força, otimismo. Ele, em todo momento, foi um garoto feliz, que não se deixou abater por nada. Inicialmente, a notícia foi um susto enorme para a família, mas a coragem dele nos deu força para lutar;, comenta, com um sorriso no rosto.

Em fevereiro deste ano, ele começou a cursar engenharia automotiva na UnB, seu sonho de menino. ;Desde pequeno, tinha um gosto por ferramentas, desmontar carrinhos, objetos. Acho que, de uma certa forma, já era um gosto pela área da engenharia. Eu quero fazer a diferença, por isso, encaro tudo com muita garra;, relata Fernando.

No mês passado, após uma recidiva da doença, o futuro engenheiro precisou ser internado no Hospital de Base do Distrito Federal, com quadro de convulsões. Agora, o jovem espera por um transplante de medula óssea. A fim de aumentar as chances do estudante, a família iniciou uma campanha, primeiramente entre os amigos e os familiares, com mais de mil compartilhamentos no Facebook. ;Nossa expectativa é conseguir, o mais rápido possível, um doador compatível. Estamos com muita fé e esperança, porque sabemos que existem chances;, acredita Elizabete Maria.

Doação

Para fazer parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), é preciso ser cadastrado nos hemocentros públicos. No caso do DF, a Fundação Hemocentro de Brasília realiza as coletas para registrar o doador. É necessário um agendamento prévio por meio do telefone 160. Há duas formas de a doação ser feita. Por meio de um procedimento cirúrgico, que exige 24 horas de internação para a retirada da medula de ossos da bacia. Nesse caso, a célula se recompõe após 15 dias. Outro método é a coleta por aférese, em que o doador usa uma medicação por cinco dias para aumentar o número de células-tronco ; as mais importantes para o transplante de medula óssea ; que circulam no sangue. Depois desse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina, que colhe o sangue da veia, separa as células-tronco e devolve os elementos que não são necessários para o paciente. Não há necessidade de internação nem de anestesia. A decisão sobre o método mais adequado é exclusiva dos médicos e avaliada a cada caso.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Como doar

Confira os passos para fazer uma doação de medula

1 - Procurar o hemocentro mais próximo e agendar uma consulta de esclarecimento sobre doação de medula óssea

2 - Assinar um termo de consentimento e preencher uma ficha com informações pessoais. Será retirada uma pequena quantidade de sangue (10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade

3 - O sangue será analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar as características genéticas que serão cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes

4 - Os dados pessoais e o tipo de HLA serão incluídos no Redome

5 - Quando houver um paciente com possível compatibilidade, o doador será consultado para decidir quanto à doação.
A orientação é manter os dados atualizados

6 - Para seguir com o processo de doação, serão necessários outros exames para confirmar a compatibilidade, além de uma avaliação clínica de saúde

7 - Somente após todas essas etapas concluídas, o doador poderá ser considerado apto a realizar a doação

Requisitos
; Ter entre 18 e 55 anos de idade
; Estar em bom estado geral de saúde
; Não ter doença infecciosa ou incapacitante
; Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico
; Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisadas caso a caso

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação