Cidades

Rollemberg assina decreto que regulamenta o Brasília Cidadã

Uma das novidades são as funções do Portal do Voluntariado, onde cidadãos podem se cadastrar para participar de ações sociais. Agora, a população pode ter acesso a editais, finanças, agenda e Ouvidoria do governo

Deborah Sogayar*
postado em 27/07/2017 20:15
Rollemberg assinou o decreto em cerimônia na Residência Oficial de Águas Claras, ao lado da primeira-dama, Márcia Rollemberg
O governador Rodrigo Rollemberg assinou, na tarde desta quinta-feira (27/7), o decreto que regulamenta e oficializa o Programa Brasília Cidadã. O GDF também lançou o novo Portal do Voluntariado, onde o cidadão pode participar ativamente em ações voluntárias do governo.
Desde o ano passado, o Brasília Cidadã estimula o fomento de políticas públicas e a realização de ações voluntárias na capital. ;É uma oportunidade de articular ainda mais as ações do governo com ações da sociedade civil em benefício de toda a população de Brasília. Nós queremos uma Brasília solidária, uma Brasília generosa. Tem muita gente querendo ajudar e muitas vezes não sabe como;, afirmou Rollemberg. O objetivo do programa é conectar governo, organizações da sociedade civil e cidadãos.

O decreto estabelece atribuições e diretrizes aos órgãos e entidades do governo, além de criar o Comitê Executivo de Participação Cidadã, coordenado pela Secretaria dos Direitos Humanos (Sedestmidh) e com a participação da Controladoria-Geral do Distrito Federal, das secretarias das Cidades e da Segurança e da Paz Social e da Secretaria Adjunta de Relações Institucionais e Sociais da Casa Civil. A solenidade, na Residência Oficial de Águas Claras, contou também com a presença da primeira-dama, Márcia Rollemberg, e de membros da sociedade civil organizada.
Quem também participou da assinatura do decreto foi Daise Lourenço Moisés, presidente da Casa Azul Felipe Augusto, uma das instituições cadastradas no programa. ;Não dá para colocar tudo só nas mãos do governo. A sociedade civil tem a obrigação de participar e de cobrar melhorarias. O Estado tem suas limitações, mas precisa estar aberto para ouvir as nossas reivindicações;.

Portal do Voluntariado

O Portal do Voluntariado, carro-chefe do Brasília Cidadã, é uma plataforma digital que, desde junho do ano passado, faz o encontro de quem quer ajudar com quem precisa ser ajudado. Na plataforma, o cidadão se inscreve para participar de ações do governo, como a 33; Feira do Livro de Brasília, o Baile de Carnaval dos Idosos e na área da Saúde.
A plataforma conta com mais de 10 mil voluntários cadastrados, cerca de 120 instituições participantes e já colaborou com 196 projetos e 15 campanhas. Desenvolvida por servidores do Governo do Distrito Federal, está concorrendo ao prêmio Inova Brasília. Qualquer pessoa pode se voluntariar, basta acessar o portal.

Com a regulamentação do programa, o site passa a ter novas funções. São quatro novas abas: Financiamento, Conselhos, Eventos e Ouvidoria. Agora, o cidadão pode acompanhar de perto a atividade do governo, com fácil acesso a editais, chamamentos públicos, prêmios, incentivos e patrocínios públicos e privados. Também poderá consultar e entrar em contato com os responsáveis pelas políticas públicas do governo e ainda acompanhar conferências, seminários e audiências do governo.
Márcia Rollemberg disse que o objetivo é facilitar o acesso à informação pública da forma mais inteligível possível. ;O importante é que isso revitaliza uma conexão entre pessoas e instituições e promove um governo mais participativo, onde esse reconhecimento da participação social é um princípio e é também um método de governo;, afirmou a primeira-dama. Outra novidade é a inclusão do Qualifica Mais Brasília, que vai disponibilizar os cursos de tecnologia social em voluntariado e gestão de organizações da sociedade civil para capacitar os cidadãos voluntários.

Thiago Afonso, 25 anos, é um dos voluntários participantes do programa. O MC, conhecido como Thiago TR, conta que, a partir do portal, ele participa de intervenções sociais e culturais. Há um ano e meio, é inscrito como voluntário e já participou de três ações. ;Participei do mutirão que ajudou a comunidade da Vila Cauí, no Núcleo Bandeirante, depois de uma enchente. Eu e meu grupo. A gente entra com a mão de obra e depois também com a parte musical e cultural;, conta.
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação