Cidades

Conheça a dupla brasiliense que percorreu 7 países e 26 estados de moto

Raphael Deeter, 29 anos, e Geraldo Helcius, 37, já andaram mais de 40 mil km e colecionam histórias inspiradoras

Luiz Calcagno
postado em 28/07/2017 06:00
Geraldo Helcius e Raphael Deeter pretendem visitar, ao todo, 13 países
Os brasilienses Raphael Deeter, 29 anos, e Geraldo Helcius, 37, contornavam o lago Titicaca, ainda no lado peruano da fronteira com o Brasil, na rota 34-B, em suas motocicletas. Estavam famintos, enfrentavam temperaturas negativas e temiam uma hipotermia. A viagem pelo país andino se mostrava difícil, com menos estadias e recepções que o esperado. Obrigados a acampar, acabaram assaltados pelo frio mais vezes do que gostariam. Em 13 de janeiro, uma sexta-feira, chovia e Raphael estava há cinco dias com febre, quando pararam em um restaurante de beira de estrada. Um lugarejo sem nome ou placa que se fizesse lembrar. Foram atendidos por uma menina de 9 anos. Alimentaram-se e pediram autorização para acampar nas proximidades, por segurança.

;Não podíamos seguir viagem e fomos recebidos por essa senhorita atenciosa. Ela nos mostrou um criadouro de trutas da família e pedimos para acampar nos arredores, o que foi permitido. Como a chuva não parava, ela acabou sugerindo que colocássemos os sacos de dormir no restaurante. O nome dela é Karen e nunca esqueceremos. Uma menina de 9 anos teve toda a delicadeza de entender nossa necessidade e nosso olhar de cansaço;, recorda Raphael. Além de uma lição de vida, a pequena história explica bem o Projeto Tempestas (palavra latina que significa tempestade), ideia que levou a dupla a largar tudo para percorrer os 13 países da América do Sul e as 27 capitais brasileiras a fim de redescobrir o continente. Os dois amigos deixaram o DF em 3 de agosto de 2016, viajaram por 251 dias, retornaram ontem, e têm lugar cativo no Brasília Capital Moto Week, onde se reunirão com amigos e familiares. O evento será uma pequena pausa antes de completarem o trajeto.

Raphael Deeter, 29 anos, e Geraldo Helcius, 37, já andaram mais de 40 mil km e colecionam histórias inspiradoras
A primeira regra do Tempestas é não pagar por estadias. Mas o projeto não para por aí. ;Não estamos viajando para ver monumentos. Não vamos ao Rio de Janeiro para ver o Cristo. Estamos nisso pelas pessoas. É como encontramos a nossa riqueza. É o contato e a troca de energia. Vimos pessoas se casando. Famílias que se divorciaram, nascimentos e mortes, graças a essa nossa limitação, de não pagar pela hospedagem;, detalha Raphael. Até agora, a dupla percorreu 40.075km, sete dos 13 países e 26 capitais brasileiras. ;Conhecemos mais de 120 pessoas que abriram as portas de casa para nós;, completa o motociclista.

De encontro à tormenta

Os dois motociclistas se conheceram em um momento propício, mas pouco auspicioso. Enfrentavam dificuldades financeiras, amorosas, profissionais e sentiam-se estagnados. Era preciso, segundo a dupla, ;uma tempestade; para sacudi-los. Cada um planejava, individualmente, uma viagem parecida com o que viria a ser o Tempestas. ;Esperávamos por uma bonança que nunca chegava. Decidimos, então, encarar a tormenta. Vivemos todos os tipos de experiências, das espetaculares às catastróficas;, observa Raphael. O trajeto percorrido sobre duas rodas transformou a dupla. ;Hoje, sou uma pessoa mais paciente e cautelosa. Eu me tornei mais simples. Nunca fui de ter muitas coisas. Mas, hoje, vejo que podemos ter ainda menos. Com certeza, aprendi a dar valor a novas experiências. É uma vitória;, destaca Geraldo.

A viagem também ensinou a dupla a valorizar o tempo. O curto período com diferentes personagens encontrados à beira da estrada, no melhor estilo Easy Rider, precisava ser bem aproveitado, para que os visitantes pudessem conhecer os anfitriões. ;Precisávamos viver o nosso tempo e o tempo das pessoas que nos recebiam. Isso significa ter compromisso com o projeto. Se nos desentendemos, resolvemos o problema o mais rápido possível. Dessa forma, nossa busca por envolvimento com as pessoas se torna intensa;, avalia Geraldo.

Equidade e respeito

Em outro episódio da viagem, Geraldo lembra, um mecânico de motos argentino deu aos amigos um isolante térmico, para ajudá-los a enfrentar as noites de acampamento que viriam. Quilômetros à frente, quando o clima esquentou, a dupla repassou o material para outros motociclistas que conheceram na estrada. De reflexões sobre histórias como essa, a dupla criou o lema do projeto. ;Não é só quem somos, mas onde estamos. Quais são nossos papeis, nossa responsabilidade em viver uma experiência como essa e retribuir o carinho. Chegamos ao ;aequitas respectu;, que significa equidade e respeito. A palavra equidade, nesse caso, vem carregada de um conceito de justiça;, explica Raphael.

Filho e neto de motociclista, ele acrescenta que, com o lema, a dupla também quer fazer outros motociclistas refletirem sobre a igualdade entre gêneros e raça, por exemplo. ;O motociclismo é tudo que eu conheço. Sou nascido e criado no meio. Somos homens brancos e passamos com tranquilidade em qualquer cenário. É daí que surge esse lema, esse questionamento e essa crítica que precisa se estender a toda a comunidade de motociclistas, sem distinção.;

A dupla dividiu as horas dos dias para cruzar as estradas, conhecer gente nova e alimentar as páginas do projeto no Facebook e no Youtube. Com as postagens, deram a amigos e parentes a chance de viverem um pouco da aventura da viagem. O último trecho percorrido, de Paracatu (MG) ao DF, contou com um comboio de amigos de vários locais que os encontraram no município mineiro, para encher as rodovias de Brasília de motocicletas rumo ao Capital Moto Week.

Maior da América latina

Terceiro maior encontro de motociclistas do mundo e o primeiro na América Latina, o Brasília Capital Motoweek, também conhecido como Brasília Motocapital, vai até domingo e está na 14; edição. O evento reúne moto clubes e moto grupos de vários países e de todo o Brasil, e começou com reuniões locais, no estacionamento do Cine Drive In. Em 2016, o evento reuniu um público de 665 mil e 230 mil motos.

Anote

O quê? Brasília Capital Moto Week, maior encontro de motociclistas da América Latina
Onde? No Parque de Exposições da Granja do Torto
Quando? Até domingo
Quanto? A meia-entrada, mediante apresentação de documento válido que comprove o benefício, ou doação de 1kg de alimento não perecível, é de R$ 25 Confira a programação no site do Brasília Capital Moto Week: www.brasiliacapitalmotoweek.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação