Cidades

Veículos sem documentação já podem circular com autorização provisória

O documento tem o mesmo efeito legal para os fins de fiscalização, que começa em 1º de setembro

postado em 28/07/2017 10:25
O documento tem o mesmo efeito legal para os fins de fiscalização, que começa em 1º de setembro
Quem ainda não recebeu o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) de 2017, já pode imprimir um protocolo de autorização de circulação no site do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). O documento tem o mesmo efeito legal para os fins de fiscalização, que começa em 1; de setembro.


Para conseguir a autorização, o condutor deve ter quitado o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o seguro obrigatório (DPVat), a taxa de licenciamento e as multas pendentes. A validade da autorização para circular é de 30 dias e só é aceita dentro do Distrito Federal.
O protocolo só pode ser acessado pelo site do Detran, na aba Veículos, opção Protocolo de Autorização de Circulação. Para emitir a licença, é necessário ter em mãos o documento do veículo para seguir o passo a passo. Além disso, o endereço do proprietário precisa estar atualizado.
Cada veículo tem direito a uma única via. A autorização terá um número de inscrição, validade, nome do proprietário e dados do automóvel, como cor, placa e chassi.
Caso surja algum problema com a emissão, o usuário pode entrar em contato com a Gerência de Controle de Veículos do Detran, pelo número (61) %u200B3343-5278.

Punição

Quem for flagrado dirigindo sem o CRLV comete infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH) e remoção do veículo. É preciso pagar ainda o guincho, a diária, vistoria e serviço de liberação do veículo.
Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação