Cidades

#Missãoipê: novo espaço dedicado à árvore-símbolo do DF é inaugurado

Com mais de 600 exemplares da planta, ele visa promover o respeito e a segurança no trânsito

Jéssica Eufrásio*
postado em 29/07/2017 08:00
Ipê-amarelo florido perto da Rodoviária do Plano Piloto, onde será inaugurada a segunda Praça da Cidadania
O Distrito Federal ganha, hoje, um espaço para deixá-lo ainda mais colorido daqui a alguns anos. A partir das 8h, acontece a cerimônia de abertura oficial da segunda praça do projeto Brasília, Capital do Ipê, resultante da parceria entre Correio, Rede Globo, Governo de Brasília e a empresa Digital Group. A Praça da Cidadania, que terá o trânsito como tema, fica atrás do Teatro Nacional e abrigará cerca de 600 exemplares de ipês-amarelos. O evento de inauguração contará com shows, food trucks, atrações educativas, além de uma exposição de carros antigos.

O projeto Brasília, Capital do Ipê visa promover a construção de quatro praças de ipês em diferentes regiões do DF. Cada uma terá exemplares de um mesmo tipo da árvore e um tema específico: paz, trânsito, respeito e amor. Em março do ano passado, o primeiro espaço inaugurado foi a Praça da Paz, com aproximadamente 160 ipês-brancos, no Parque da Cidade.

Com mais de 600 exemplares da planta, ele visa promover o respeito e a segurança no trânsito
Um dos idealizadores do projeto, o vice-presidente de criação da Digital Group, Wesley Santos, conta que os temas escolhidos nasceram do que se espera construir diante das dificuldades do dia a dia. ;Fizemos uma pesquisa e detectamos que o ipê é um dos símbolos afetivos do DF. Por isso, o projeto busca trazer esse raciocínio de comunidade e sociedade. Além de embelezar as cidades, a gente promove ocupação urbana. A ideia é que este seja apenas o início, porque o plano é continuar;, enfatiza.

Em relação à Praça da Cidadania, Wesley diz que a proposta de ter o trânsito como tema é conscientizar a população a respeito da responsabilidade de cada um na melhora do sistema. ;A gente tem de enfrentar todos esses assuntos. Todo mundo quer um trânsito melhor, mas pouca gente está, de fato, disposta a dar preferência ao outro. Será que não somos nós quem devemos dar o primeiro passo?;, questiona.

Proteção

Há cerca de 200 mil exemplares de ipês só no Plano Piloto. Em todo o DF são 600 mil. Graças ao Decreto Distrital n; 14.783/1993, essas árvores passaram a fazer parte do conjunto de espécies arbóreo-arbustivas tombado como patrimônio ecológico da capital. O corte ou remoção de qualquer exemplar do grupo é proibido sem a prévia autorização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Técnico em telefonia, João Batista, 55 anos, mora no Distrito Federal há 37 e acredita que os ipês assumem uma função estética única na capital. Baiano, ele fica fascinado com a vegetação do cerrado. ;Todo ano, como tem essa secura, os ipês dão um ar mais bonito ainda à cidade. Acho tudo maravilhoso. Gosto desse clima e não tenho vontade de sair daqui. Quem gosta de árvores, como eu, ama esse lugar;, ressalta.

Meteorologia

Além de oferecerem recursos para animais nos períodos críticos como o da seca, os ipês permitem a previsão do início das chuvas. Eles liberam flores durante a estiagem e os frutos aparecem quando o período chuvoso está prestes a começar. Especialista em botânica e professor do curso de ciências biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB), Luciano Coelho explica que, poucas semanas antes do início das chuvas, os frutos da planta ; estruturas semelhantes a vagens ; se abrem e o vento transporta as sementes pelo ar.

[SAIBAMAIS]A dica para saber quando haverá precipitação, portanto, é se guiar pelos ipês. ;Por mais que a gente ache que não vai chover, assim que os frutos se abrem e as sementes são lançadas, em duas semanas, no máximo, chove. As plantas se guiam pelas temperaturas, taxas de umidade e duração dos dias. A chuva é determinante para que elas possam germinar. E elas não erram, senão perdem o investimento;, ensina o professor.

Luciano Coelho diz não ser possível estabelecer um período exato do florescimento de cada espécie. Assim como acontece com outras plantas, tudo depende da quantidade de nutrientes que o vegetal acumulou. O processo pode favorecer o florescimento de mais de uma espécie ao mesmo tempo, ou mesmo de todos os tipos.


Programe-se


Inauguração da Praça da Cidadania

Data: Sábado, 29/7
Horário: 8h
Local: Eixo Monumental, atrás do Teatro Nacional
Censura livre. Entrada gratuita


Onde ficam


Praça da Paz

Espécie: Ipês-brancos
Tema: Paz mundial
Local: Parque da Cidade, estacionamento 7
Situação: Inaugurada

Praça da Cidadania

Espécie: Ipês-amarelos
Tema: Trânsito
Local: Eixo Monumental, atrás do Teatro Nacional
Situação: Inauguração hoje

Praça do Respeito

Espécie: Ipês-roxos
Tema: Tolerância e respeito à diversidade
Local: Taguaparque, próxima à administração do parque
Situação: Prevista para outubro

Praça do Amor

Espécie: Ipês-rosas
Tema: Amor ao próximo
Local: Sobradinho, Quadra 3
Situação: Prevista para março de 2018


Participe da campanha #MISSÃOIPÊ

Brasília ainda está na temporada de florescimento dos ipês-roxos, então aproveite essa oportunidade para fotografar as árvores e participar da campanha #MissãoIpê. Mais de 1,8 mil cliques já foram registrados com a hashtag no Instagram e, toda segunda-feira, os melhores são publicados na conta oficial do Correio (@correio.braziliense). Lembre-se de deixar seu perfil aberto para que as imagens fiquem no modo público. Participe!

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação