Cidades

Volta às aulas pode complicar trânsito a partir de segunda-feira

Detran espera aumento de 40% no fluxo de carros e prepara ações de conscientização dos motoristas

Renata Rusky
postado em 30/07/2017 17:56
Nesta segunda-feira (31/7), os alunos das 671 unidades públicas de ensino da Secretaria de Educação retornam às aulas. Além disso, a maioria das escolas particulares também receberão os estudantes para o segundo semestre de estudo. Para eles, volta a rotina de acordar e dormir cedo, voltam os deveres de casa. Para os adultos, volta o trânsito pesado.

Segundo o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, deve haver um aumento de 40% no fluxo de carros. Para evitar transtornos demasiados, foram feitos ajustes nos tempos dos semáforos. Em áreas estratégicas de todo o DF, como o Parque da Cidade, foram renovadas as sinalizações verticais e horizontais. Além disso, viaturas da corporação serão posicionadas nos locais com mais escolas.

Leia mais notícias em Cidades


A Polícia Militar também prevê medidas para recepcionar os alunos com segurança nas unidades e no perímetro escolar. Durante a semana, as escolas com maior aglomeração de estudantes receberão atenção dos policiais do Comando de Policiamento Escolar da Polícia Militar do Distrito Federal. Cerca de metade das 671 unidades públicas de ensino da Secretaria de Educação, além de escolas particulares.

Segundo o major Roberto Lobato Marques, recomenda-se aos alunos evitar uso de fones de ouvidos durante os deslocamentos e cuidar dos pertences. Além disso, pretende-se orientar os pais sobre a forma de estacionar os veículos e como encaminhar os estudantes à escola com segurança. ;No caso dos pequenos, que usam cadeirinha, os adultos devem estar atentos na retirada trabalhosa do cinto;, exemplifica o major.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação