Cidades

DF celebra Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal incentiva e intermedia a doação de leite humano

postado em 02/08/2017 10:30
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal incentiva e intermedia a doação de leite humano
A Semana Mundial do Aleitamento Materno começou nessa terça-feira (1;) e vai até a próxima segunda-feira (7) com o tema ;Trabalhar juntos para o bem comum;. Para dar força a esse movimento, inicia-se também a campanha Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação, instituído pela Lei Federal n; 13.435, de 12 abril deste ano.

O Agosto Dourado representa o padrão ouro de qualidade e importância do leite materno. A iniciativa pretende intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a necessidade do aleitamento materno. Para isso, ocorrerão palestras e eventos, além de reuniões com a comunidade. Para conferir maior visibilidade à campanha, alguns dos prédios públicos serão iluminados com a cor dourada durante todo o mês de agosto.

O leite materno é fundamental para a nutrição dos recém-nascidos. Ele contém todas as proteínas, açúcares, gorduras, vitaminas e água que o bebê precisa para crescer saudável. Esse alimento transporta anticorpos para os filhos, protegendo-o de muitas doenças e favorecendo o desenvolvimento cerebral.
No Brasil, a Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 e dirigida pelo Ministério da Saúde. Também auxiliam na Semana do Aleitamento, orgãos internacionais, secretarias de Saúde estaduais e municipais, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, hospitais, sociedades de classe e organizações não-governamentais.


Como doar

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) incentiva e intermedia a doação de leite materno. No site da pasta, as mães interessadas em participar desse programa têm acesso a informações acerca da coleta, dos cuidados que se deve tomar, técnicas empregadas para retirada do leite e demais orientações necessárias.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal incentiva e intermedia a doação de leite humano

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação