Jornal Correio Braziliense

Major da PMDF assume cargo no Departamento de Paz da ONU

Sérgio Carrera, major da Polícia Militar do Distrito Federal, pretende aproveitar ao máximo a experiência e abrir portas para o Brasil na área de segurança pública

Maria Isabel Felix *

Sérgio Carrera integrará a Divisão Policial do Escritório de Estado de Direito e Instituições de Segurança - Foto: Arquivo Pessoal

“O mundo é muito grande e não podemos fechar as portas para o vizinho”. É assim que Sérgio Carrera relembra as experiências que passou como promotor da paz. Recentemente, o major da Polícia Militar do Distrito Federal foi selecionado para integrar a Divisão Policial do Escritório de Estado de Direito e Instituições de Segurança (Orolsi) do Departamento de Operações de Paz, localizado na sede da ONU, em Nova York. É a primeira vez que um brasileiro consegue passar no longo e difícil processo seletivo para o cargo.

 

Leia mais notícias em Cidades

 

As atribuição são muitas. Em resumo, Sérgio deverá atuar com direitos e paz na área de segurança, sendo conselheiro de chefes das divisões policiais, fazendo a gestão administrativa relacionada a emprego policial em áreas de conflito, entre outras funções. Ansioso com a nova experiência como policial, o major pretende abrir portas para o Brasil. “Poderei ter várias experiências e trabalhar com propostas de paz. É uma oportunidade de trazer novidades em segurança pública para o país”, afirma Carrera.

 

A inspiração de trabalhar a fim de alcançar a paz vem desde cedo. “Meu pai foi promotor da paz na ONU. Me encantava o trabalho dele”, relembra. “Certa vez, ele foi para Moçambique no período de guerra no país. Curioso em saber como era a realidade dele, viajei para lá nas últimas férias", relembra o major.

 

Com mais de 20 anos de serviço policial, Sérgio Carrera atuou na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH) em 2007 e 2013, participou da equipe de negociação de reféns da PMDF e atuou como consultor internacional da ONU, além de fazer palestras em vários países sobre a promoção da paz.

 

Além da formação policial, Carrera é graduado em direito e relações internacionais, com mestrado em segurança e paz. Também é membro do corpo docente do Instituto Superior de Ciências Políticas. Desde maio de 2016, o major exercia a função de Comandante do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da PMDF. Espera-se que Sérgio assuma o novo cargo na ONU dentro de pouco dias. 

 

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer