Cidades

Fiscalização do licenciamento de veículo de 2017 começa em setembro

Multa para quem for flagrado sem o documento será de R$ 293,47, mais sete pontos na CNH

postado em 03/08/2017 08:30
Proprietários pegos sem o licenciamento cometerão infração gravíssima
A fiscalização do Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) 2017 começa em 1; de setembro. O Detran-DF alerta que os proprietários pegos sem o licenciamento cometerão uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo ; além de despesas com guincho, diária, vistoria e serviço de liberação, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Para receber em casa o CRLV de 2017, o motorista deverá estar em dia com as contas do veículo, como: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA); Imposto da Secretaria de Fazenda (DPVAT); seguro obrigatório recolhido pela Seguradora Líder-DPVAT; taxa de Licenciamento do Detran e as multas pendentes quitadas.

Quem não receber o documento deverá verificar no site do Detran se existem pendências. Caso seja constatado algum débito, o boleto poderá ser impresso por meio do próprio site.

Até agora, 46% da frota do Distrito Federal está regularmente licenciada (781.938 de 1.693.958 veículos). Somente este ano, 18.880 condutores foram autuados por falta de licenciamento e 10.656 veículos foram recolhidos aos depósitos do Detran pelo mesmo motivo.

Autorização para circulação


A partir deste ano, o usuário não precisa ir ao Detran para licenciar o veículo. Todos os boletos de débitos podem ser retirados por meio do site do departamento e quitados na rede bancária conveniada, BRB e Caixa. O Banco do Brasil recebe débitos somente de seus correntistas, por meio do Banknet ou caixa eletrônico.

Após quitar todos os débitos, o usuário poderá gerar no próprio site o Protocolo de Autorização Provisória para a Circulação de Veículo. O protocolo tem validade de 30 dias, prazo final para o recebimento do CRLV no endereço informado no sistema. O documento vale para circular somente no DF.
Com informações do Detran-DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação