Cidades

Cooperativa é opção de crédito mais barato para os associados

Organizações formadas por grupos de pessoas com interesses comuns oferecem crédito, produtos e serviços mais em conta aos associados. Além de promover integração econômica, o modelo incentiva o desenvolvimento social das comunidades

Anna Russi* , Marlla Sabino - Especial para o Correio
postado em 06/08/2017 06:00
Acostumados a reclamar dos juros cobradas pelas instituições financeiras tradicionais, os brasileiros não procuram alternativas de crédito mais barato. Mas elas existem. Responsáveis por 2,18% do Sistema Financeiro Nacional, as cooperativas, por exemplo, oferecem taxas mais atrativas aos associados. No rotativo do cartão de crédito é possível encontrar bancos cooperativos que cobram 2,41% ao mês, enquanto a taxa mais baixas em bancos comerciais é de 11,72%, e a mais alta, de 19,18%.
Baseado no pensamento de união por um ideal em comum, o cooperativismo está em expansão em todo o mundo. Além de promover inclusão financeira, o modelo incentiva o desenvolvimento econômico e social da região no qual está instalado. No Brasil, os números ainda são tímidos se comparados a outros países, mas não deixam de ser significativos. Há 6,6 mil cooperativas espalhadas por todo o território nacional, que empregam 376 mil pessoas.

Presente em mais de 100 países, o cooperativismo envolve, direta e indiretamente, mais de um bilhão de pessoas e é responsável por mais de 250 milhões de empregos. ;O cooperativismo foca em grupos de pessoas que têm um ideal em comum. Então, elas se organizam para se inserir no mercado ou para comprar algo com alguma vantagem;, explica a gerente Técnica e Econômica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Clara Pedroso Maffia.

Associar-se a uma cooperativa é como ser sócio de empresa. Os membros têm direito a voto nas assembleias e desfrutam dos serviços oferecidos, seja para comprar a casa própria, obter empréstimos ou ter crédito para a produção agropecuária. ;As pessoas percebem que é mais fácil alcançar o objetivo juntos do que individualmente;, ressalta Clara.

Não existem limite de associados. Cada cooperativa segue um estatuto e define os próprios critérios, baseados na legislação. Antes de se associar, é necessário que o interessado confira se a instituição está registrada no sistema da Organização de Cooperativas do estado e saiba como funciona o modelo. ;É preciso conhecer deveres, direitos, legislação e responsabilidades específicas do ramo a que está se associando. Ser membro de uma cooperativa é como ser sócio de uma empresa, tem que entender o negócio;, aponta Remy Gorga Neto, superintendente do Sistema OCDF-Sescoop/DF

De acordo com Clara Maffia, da OCB, as cooperativas têm impactos locais e sociais muito fortes, pois desenvolvem diversos setores, a infraestrutura e a educação de uma região. Existem municípios brasileiros nos quais a economia gira em torno de cooperativas, como São Roque de Minas (MG). A cidade, que hoje atrai turistas pela produção de queijos especiais e pela beleza das cachoeiras, viveu anos difíceis quando o único banco da região, a MinasCaixa, foi liquidada pelo Banco Central no início dos anos 1990.

Com pouco mais de 6 mil habitantes, a população viu a cidade se desfazer. Não havia oportunidades de emprego e educação, os filhos dos grandes pecuaristas se mudavam para a capital para estudar e nunca mais voltavam. Na época, a economia do município, baseada na produção leiteira, na renda dos aposentados e dos fundos da prefeitura, não conseguia movimentar recursos financeiros e os grandes bancos se recusaram a instalar uma agência por lá.

Foi no cooperativismo de crédito que a economia da terra da nascente do Rio São Francisco renasceu. Hoje, o banco Sicoob Saromcredi tem dez unidades espalhadas pela região. ;Os bancos alegavam que não éramos uma praça rentável, só tínhamos pobreza. Em dois anos, com a cooperativa, recuperamos tudo o que havíamos perdido;, lembra o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Saromcredi, João Carlos Leite.

Com a ajuda da cooperativa, os produtores de leite melhoraram a qualidade do queijo, marca da cidade, e instalaram escolas que difundem as ideias do cooperativismo. ;Somos autossuficientes na produção de milho, e os 300 mil pés de café que tínhamos em 1991 se multiplicaram para 28 milhões. O país sofre com mais de 13 milhões de desempregados, mas, em São Roque falta mão de obra;, comemora Leite.

* Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

Serviço completo

O banco Sicoob Saromcredi oferece ao empresariado local e aos produtores do campo todos os serviços de um sistema financeiro e facilidades como internet banking, que funcionam até mesmo na área rural. ;Conseguimos atender à comunidade com um custo muito mais barato. O dinheiro fica na região e acumulamos riquezas. Temos demanda para atender outros municípios, mas há obstáculos na legislação brasileira que impendem o desenvolvimento no interior;, afirma João Carlos Leite, presidente da instituição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação