Cidades

Reencontro de ex-alunos do CED 2 de Sobradinho foi marcada pela emoção

Ex-alunos do CED 2 de Sobradinho se reúnem 36 anos depois de terminarem o ensino fundamental. Momento foi marcado por lembranças emocionantes

Amanda Ferreira - Especial para o Correio
postado em 27/08/2017 07:06
Cerca de 50 pessoas, entre antigos estudantes, professores e familiares, compareceram a um almoço animado
A alegria de relembrar momentos de 36 anos atrás motivou o animado almoço de sábado de ex-alunos do Centro Educacional (CED) 2, na Quadra 12 de Sobradinho. Perto de onde a vida escolar começou para alguns ; na Escola Classe n; 11 ;, aproximadamente 50 pessoas, entre familiares e antigos companheiros de classe, se reuniram no restaurante São Paulo. Foi por meio de uma conversa casual que os amigos de infância Alexandre Yanez, 46 anos, ex-administrador de Sobradinho, e o sindicalista Gileno dos Santos, 48, planejaram cada detalhe da reunião: os dois criaram um grupo em uma rede social há três meses e, aos poucos, conhecidos do colégio foram adicionados.

[SAIBAMAIS];Sempre encontrava alguns pela cidade, mas existem pessoas que eu não via há quase 30 anos. A ideia do grupo foi despretensiosa, mas, em pouco tempo, ele ficou superanimado;, conta Alexandre. A animação no chat virtual foi tanta que os ex-camaradas resolveram se encontrar para sentir, na pele, o que estava sendo lembrado pela internet. ;Achamos que seria fantástico rever os amigos com que estudamos por tanto tempo no ensino fundamental. No grupo, nos emocionamos com fotos e histórias da época;, afirma Gileno. Para que tudo fosse bem organizado, ele e Alexandre, com outros cinco colegas próximos, formaram uma comissão para preparar o evento.

Para matar a saudade


Camisetas estampadas, copos personalizados e celular na mão para que nenhum momento fosse perdido. Foi assim que a turma que terminou, em 1981, o ensino fundamental se reuniu tanto tempo depois. Professores também compareceram ao almoço e, emocionados, celebraram o reencontro com os adultos que, aos seus olhos, ainda eram crianças. A professora de matemática aposentada Francisca Maria Passos, 66, conhecida como ;Bibi;, marcou presença. ;É muito gratificante ver que colaborei tanto para o desenvolvimento de cada um deles. O carinho é imenso e as lembranças surgem a cada rosto que vejo;, comenta. O espaço do restaurante era pequeno para tantas brincadeiras, abraços e gritarias. O clima animado contagiou quem estava por perto.

Para outro ex-aluno e participante da comissão, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Vasco Gonçalves, 47, Sobradinho é um local que traz muitas reminiscências à tona. ;Nasci e cresci aqui, com grande parte desse pessoal. Eu me sinto muito grato por lembrar de histórias incríveis que estavam esquecidas;, conta. De acordo com ele, o encontro, além de servir para matar a saudade, tem dois principais motivadores: o reconhecimento da escola, que tanto marcou a trajetória de todos, e a ideia de mostrar aos alunos atuais quão especial pode ser o caminho de cada um, quando se tem uma boa base escolar. ;Acho que o mais importante é o sentimento de pertencimento a algo. Isso muda a percepção de cada um;, ressalta.

Com esse objetivo, os ex-alunos ali reunidos planejam fazer uma arrecadação de doações para o CED 2. A atual diretora do centro educacional se propôs a compartilhar com a comissão as necessidades da escola. ;Queríamos fazer algo bacana: revitalização, pintura de quadra... Engrandecer um lugar que, para nós, foi tão especial é muito importante;, diz Alexandre. Os amigos pretendem dividir os gastos e contribuir para melhorar a estrutura do local. Nada está decidido, mas todos garantem que os planos não ficarão de lado após este primeiro encontro. ;Devemos muito a esse espaço, que anda tão esquecido. Toda retribuição é pouca;, garante Vasco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação