Cidades

Temperatura máxima no DF deve chegar a 32ºC nesta quarta-feira

A umidade relativa do ar nesta quarta-feira (30) varia de 55% a 10%

Ingrid Soares
postado em 30/08/2017 07:13

Céu claro e de tempo quente na Torre de TV.

O brasiliense continua enfrentando dias de calor e de baixa umidade. A previsão para esta quarta-feira (30/8) é de céu claro a parcialmente nublado com névoa seca. A temperatura mínima foi de 14;C e a máxima é de 32;C. Com 100 dias de estiagem, a umidade relativa do ar varia de 55 a 10%. Ontem (29/8) foi registrado 9% de umidade em Ponte Alta, perto do Gama, o dia mais seco do ano.

Segundo Mamedes Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), a região que mais deve sofrer com a baixa umidade é a parte oeste do DF, como Taguatinga e Ceilândia. A situação é consequência de um bloqueio atmosférico que inibe a formação de nuvens.

[SAIBAMAIS]Chuva só a partir da segunda quinzena de setembro. Para tentar amenizar alguns dos efeitos da seca, a Defesa Civil alerta que é necessário que a população se atente a alguns cuidados, principalmente com crianças e idosos:

-Suspender atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;

-Aumentar a ingestão de líquidos;

-Evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete;

-Evitar o uso de ar-condicionado;

-Fazer refeições leves e umidificar o ambiente com aparelhos ou toalhas molhadas.

-Para a pele, não esquecer do uso de protetor solar em abundância, além de hidratantes e protetores labiais.

Fogo na floresta

Com o tempo sem chuva, também aumentam os incêndios florestais. O Corpo de Bombeiros recomenda que ao avistar um, a população ligue 193 e informe o local do foco; que não faça fogueiras ou queimadas na área de vegetação; não jogue tocos de cigarros pela janela do carro e mantenha o terreno livre de matos, lixos e rejeitos vegetais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação