Cidades

Ipês-brancos espalhados pelas ruas do DF marcam o início de setembro

Fotografe e compartilhe no Instagram do Correio com a hashtag #MissãoIpê; as mais bonitas serão republicadas na conta do jornal na rede social

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 01/09/2017 06:00
Consultor autônomo Roberto Roriz, 40 anos, e o filho Gabriel, de 10 anos: um clique perto dos ipês favoritos
Os ipês são uma atração à parte no Distrito Federal. Entre folhas e flores secas pelo chão e o sol escaldante, as cores dessas árvores parecem devolver vida à cidade, revigorá-la, contrastando com o azul do céu candango. Neste início de setembro, não será difícil deparar-se, nos grandes campos das quadras residenciais e cidades do DF, com a beleza do ipê-branco. ;Isso chama muito atenção. As flores nascem, caem e, nos galhos, ressurgem outras como uma fênix;, celebra o consultor autônomo Roberto Roriz, 40 anos. Ontem de manhã, admiarava as árvores, na altura da 611 Sul, enquanto levava o filho Gabriel, 10 anos, para a escola. Não resistiu e parou para tirar uma foto.

Há quem faça comparações lúdicas com o ipê-branco. A atendente Layane Rocha, 28 anos, trabalha em uma lavanderia na quadra 300 do Sudoeste que, por sorte, tem como vista dois ipês recheados de flores brancas. ;Ficam mais lindos quando caem, pois parece que há neve pelo chão;, disse. Perto dali, o zelador Willami dos Santos, 36 anos, que trabalha no Condomínio The Grand, no Sudoeste, também tem a sorte de poder admirar ipês nas proximidades do trabalho. A temporada de floração dos ipês é sua favorita. ;Gosto demais de tirar fotos, principalmente quando eles ficam brancos assim. Todo ano eu espero para ficar bonito e tirar foto;, explica.
O pintor Antônio Moreira, 56 anos:

Na 605 Sul, a equipe de reportagem encontrou vários ipês floridos em um estacionamento ao lado do Sebrae. Ali, o pintor Antônio Moreira, 56 anos, fez questão de parar o carro e admirá-los. ;Eu ia parar do outro lado, mas quando vi essas árvores com a flor branca, não teve como passar direto. Isso é lindo demais;, contou. A aposentada Vandete Rodrigues, 59 anos, é apaixonada por ipês há muito tempo. Prova disso é que faz questão de se vestir com a cor da floração do momento. ;Saio na rua só para tirar foto combinada com os ipês;, afirma.
Aposentada Vandete Rodrigues, 59 anos: roupa combinada com a floração


Plantio

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é encarregada pelo plantio e conservação de mais de 10 mil mudas por ano. Hoje, cuida de mais de 700 mil árvores espalhadas por toda a capital, inclusive nas regiões administrativas. No total, são mais de 100 espécies na América do Sul, distribuídas desde o Sul do Brasil até países como Colômbia e Venezuela. Dessas 100, nove espécies são brasileiras. No Distrito Federal, há cinco espécies de ipê, sendo elas: ipê-amarelo, ipê-amarelo-peludo, ipê-caraíba, ipê-branco e o ipê-verde ; a Novacap iniciou os trabalhos para o plantio deste último, há quatro anos.

Atualmente, há 390 mil mudas plantadas em Brasília. ;Mas o que tem mais é branco, se formos pensar na quantidade em cores;, afirma o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Alfred Luciano. Professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), Fábio Padilha ressalta que a espécie predominante na cidade é chamada de ;ipê do cerrado; e as cores podem variar de acordo com a época do ano. As que encontram-se no Distrito Federal são rosa, roxo, amarelo e branco.

Sobre o período que aparecem, os ipês-brancos costumam florescer entre final de agosto e início de setembro. Os de cor rosa, entre janeiro e fevereiro; o roxo, entre maio e setembro; e o amarelo, por volta de junho e setembro. Mas a ordem de quais cores aparecem, de acordo com as épocas do ano, pode variar. ;Isso depende da temperatura da região e da quantidade de luz. Os amarelos e os brancos, por exemplo, florescem praticamente juntos;, explica o professor Fábio Padilha. Ele também confirma que o clima seco não influencia na troca de flores, no tempo de permanência e de cores dessas árvores. ;Faz parte da natureza deles, da genética;.

Este ipê é meu!

Quem quiser saber sobre o plantio do ipê, basta ligar para o número 156, que a Novacap dará detalhes do procedimento. O professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB Fábio Padilha não indica o plantio em jardins pequenos. ;Isso dificulta até o crescimento da raiz;, conclui.

Nas redes sociais

O Correio convida os leitores a postarem fotos de ipês no Instagram, usando a hashtag #MissãoIpê. As imagens mais bonitas serão republicadas na conta do jornal na rede social (@correio.braziliense).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação