Cidades

Bombeiros combatem focos de incêndio espalhados pelo DF

Só no Parque Nacional, a área total queimada passa de 10% do total da área de preservação

Roberta Belyse - Especial para o Correio
postado em 01/09/2017 18:30
Só no Parque Nacional, a área total queimada passa de 10% do total da área de preservação
Homens do Corpo de Bombeiros tentam conter diversos focos de incêndio espalhados pelo Distrito Federal nesta sexta-feira (1;/9). No início da tarde, um incêndio começou no Bananal, na altura da Epia, próximo ao Colorado, e permanece até o momento. Cerca de 75 homens dos bombeiros e 15 carros foram ao local para trabalhar no combate às chamas. Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (IcmBio) também foram acionados, além de 10 carros e 37 homens do Ibama e aviões que jogam jatos d;água.
Segundo os bombeiros, o fogo começou por causa de um caco de vidro. Moradora há 23 anos da Granja do Torto, Maria Neuza Gomes, 57 anos, estava desesperada tentando apagar o fogo com um pedaço de galho de árvore. Ela acabou perdendo toda a plantação. ;Há 5 anos não ocorria um incêndio desses por aqui", lamenta.

A extensão do Parque Nacional queimada até ontem foi de 4,7 mil hectares, ou seja, 11% da área total. De acordo com os bombeiros, neste momento, há vários focos de incêndio por todo o DF. Em São Sebastião, na DF-251, na Colônia Agrícola e Nova Betânia. Na BR-080, atingindo parte da Floresta Nacional. Outros focos de incêndio também em Planaltina e na Vila Buriti; na região da Ponte alta do Gama (DF 475); na BR-070, no Núcleo Rural Boa Esperança, que fica na zona rural de Ceilândia, e no Alto da Boa Vista (entre Sobradinho e Planaltina).

Chapada Imperial

Nesta quarta-feira (30/8), uma parte na região da Chapada Imperial foi queimada. Na terça (29), o fogo atingiu o parque e ainda não foi controlado totalmente. Ontem, o foco próximo à Estrutural foi rapidamente apagado, totalizando 900 hectares de área queimada. De acordo com o Parque Nacional, a área atingida no extremo oeste do parque foi de 3,8 mil hectares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação