Cidades

Corregedoria determina prisão de policiais que trocaram música em formatura

Eles ficarão detidos em um quartel por um período de 72 horas; para a PM, a atitude dos formandos é um "desrespeito às normas militares e aos valores que eles deveriam cultivar"

Gabriela Vinhal, Fernando Jordão - Especial para o Correio, Jacqueline Saraiva
postado em 01/09/2017 20:53
Envolvidos são levados à Corregedoria
A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal decretou nesta sexta-feira (1;/9) a prisão administrativa de um grupo de 28 policiais acusados de terem cantado uma canção não oficial e com termos de baixo calão durante uma cerimônia de formatura. Eles ficarão detidos em um quartel por um período de 72 horas.
[SAIBAMAIS]A formatura do VIII Curso Operacional da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) foi realizada na quarta-feira (30/8), no pátio da Academia da Polícia Militar de Brasília (APMB). Imagens divulgadas em redes sociais mostram os militares em fileiras, marchando e repetindo as frases ditas por outro integrante. Em alguns trechos, eles falam palavrões. A postura do grupo foi questionada por um coronel, que fez a denúncia à corregedoria. Veja o vídeo:
[VIDEO1]
Nesta sexta-feira, o grupo foi levado ao prédio da Corregedoria para prestar depoimento. As oitivas acabaram por volta das 15h. Os policiais foram, então, informados da prisão administrativa. Entre os 28 detidos, cinco atuam em corporações de outros estados: Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PMMS), Polícia Militar de Goiás (PMGO), Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE).

Em nota, a PMDF explicou que a decisão foi tomada com base no Regulamento Disciplinar do Exército. Para a corporação, a atitude dos formandos é um "desrespeito às normas militares e aos valores que eles deveriam cultivar". Além da prisão administrativa, os envolvidos também serão investigados em um Inquérito Policial Militar e podem ser punidos pelos crimes de "motim e incitamento, uma vez que se recusaram a entoar o hino da PMDF numa formatura oficial". A pena pelo crime de motim varia de 1 a 4 anos, segundo o artigo 149 do Código Penal Militar.

Denúncia

A denúncia contra o grupo foi feita pelo Comandante de Missões Especiais da PMDF, Hemerson Rodrigues Silva. Segundo ele, a atitude dos policiais durante a formatura foi "incoveniente com as pessoas que ali se encontravam, tais como crianças, senhoras e idoso, dentre elas a mãe da Primeira Dama do DF". "Com tal conduta, houve ofensa flagrante ao pundonor militar e decoro da classe policial", afirma.

No documento, Silva também acusa a comandante da cerimônia de "em nenhum momento" tomar uma atitude para "reprimir ou proibir a manifestação do turno". Assim, no entendimento dele, ela teria sido "conivente com tal fato".

Confira a nota da PM na íntegra:

"Os militares foram presos administrativamente por até 72 horas, conforme prescreve o RDE (Regulamento Disciplinar do Exército, que é utilizado pelas polícias militares).

Isso, devido a gravidade do fato, desrespeito as normas militares e aos valores ele que deveriam cultuar. Além disso, foi instaurado um IPM (Inquérito Policial Militar) para apurar a participação de cada um num possível crime de motim e incitamento, uma vez que se recusaram a entoar o hino da PMDF numa formatura oficial."


Confira a denúncia apresentada à Corregedoria:

Denúncia apresentada à Corregedoria
Denúncia contra militares apresentada à Corregedoria

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação