Cidades

Caesb cogita ampliar racionamento para dois dias por semana

A partir da próxima quarta-feira, algumas regiões que não são abastecidas pelos reservatórios do Descoberto ou de Santa Maria também passam a fazer parte do cronograma de rodízio de água

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 02/09/2017 08:00

Focos de incêndios no Parque Nacional continuam e há outros pelo DF

O impacto da seca e dos mais de 100 dias sem chuva começa a trazer consequências mais graves para o abastecimento hídrico do Distrito Federal. A partir da próxima quarta-feira, algumas regiões que não são abastecidas pelos reservatórios do Descoberto ou de Santa Maria também passam a fazer parte do cronograma de rodízio de água. E a situação pode se tornar ainda mais rígida nas próximas semanas, pois, se necessário, a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) afirma não descartar a possibilidade de ampliar os dias do racionamento para pelo menos dois.
O formato do racionamento nas regiões administrativas de São Sebastião, Fercal e os Setores Habitacionais Contagem, Boa Vista, Grande Colorado e Mansões Sobradinho será semelhante ao do restante do DF: ciclo de seis dias, com interrupção do abastecimento por um dia e 48 horas para estabilização. A região é abastecida por poços tubulares profundos e captações superficiais. Segundo a Caesb, os recursos apresentaram expressiva redução de produção com a intensificação da estiagem no Distrito Federal. ;A diminuição da disponibilidade hídrica, o aumento da demanda de água devido ao calor e baixa umidade, além do grande número de ligações clandestinas nessas regiões, são fatores que intensificam a situação crítica de abastecimento;, declarou a companhia.

A região atingida tem população de cerca de 150 mil habitantes. O órgão também afirma que o rodízio não tem previsão de término e que vai perdurar ;pelo tempo necessário para restabelecer as condições de segurança hídrica do abastecimento pelos reservatórios;. Com isso, Planaltina, Sobradinho, Brazlândia se tornam as únicas regiões administrativas a não participarem do rodízio.


Atenção necessária

[SAIBAMAIS]Descoberto e Santa Maria fecharam agosto acima da previsão da Curva de Acompanhamento da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para o período. O volume dos reservatórios em medição na tarde de ontem era de 28,48% (Descoberto) e 36,21% (Santa Maria), números acima dos 25% e 33%, respectivamente, previstos para o fim de agosto. Mesmo com o avanço, a Adasa ressalta que os brasilienses devem continuar a preservar os hábitos de uso racional da água.

Desde a última chuva, em Maio, o reservatório do Descoberto caiu mais de 25 pontos percentuais. O professor Daniel Richard, do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) afirma que o racionamento é uma medida emergencial necessária, mas que os órgãos públicos não estão fazendo o máximo que poderia ser feito. ;Precisamos de programas de educação ambiental. É possível implementar uma série de ações de uso consciente dos recursos. Pois em quadros de racionamento, a população se prepara antes e estoca água, diminuindo a eficiência da ação;, conta.

Sant;Ana usa como exemplo programas feitos em outros países que enfrentaram crise hídricas semelhantes, como os Estados Unidos. ;São ações parecidas com as feitas no Brasil após a época do apagão. Na Califórnia, a companhia de abastecimento investiu em pequenas peças de tecnologia, como torneiras que usem menos água, medidores de pressão na rede hidráulica, chuveiros conscientes. Tudo isso diminui muito os gastos, porque o cidadão precisa continuar tomando banho, dando descarga e bebendo água, mas com equipamentos assim, o gasto é bem inferior;, aconselha. O professor só destaca que ;o gasto com esses equipamentos não pode ficar apenas com os moradores, o governo deve investir nisso para que o projeto dê certo;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação