MPDFT constrói quadra poliesportiva em escola rural de Planaltina

Instituição de ensino atende cerca de 300 alunos, que terão de desenvolver projetos ambientais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/09/2017 20:00 / atualizado em 14/09/2017 20:00

Uma escola na área rural de Planaltina ganhou uma quadra poliesportiva na última segunda-feira (11). O Centro Educacional Osório Bacchin inaugurou a estrutura, após o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) doar cerca de R$ 70 mil. A verba utilizada na construção do espaço é proveniente do cumprimento de medidas alternativas, como pagamento de multas e fianças. A iniciativa partiu da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema). 

Segundo o MPDFT, o objetivo do projeto é melhorar a infraestrutura das escolas rurais, que terão de desenvolver projetos  ambientais. Atualmente, a escola de ensino fundamental e médio atende cerca de 300 estudantes, com idade entre 10 e 18 anos. 
De acordo com diretor do centro educacional, Danilo Mendonça Soares, a escola necessitava de um espaço apropriado para a prática esportiva: "Esse novo espaço trará aos nossos alunos uma série de ganhos, como a prática de diversos esportes, o desenvolvimento de projetos e a realização das festividades da comunidade escolar", enalteceu.
 
A promotora titular da 2ª Prodema, Cristina Rasia Montenegro, ressaltou a importância do projeto. "Não se pode falar em política ou programa de educação ambiental quando as escolas rurais não contam com infraestrutura mínima. Essa quadra poliesportiva é um passo para fortalecer a cidadania de toda comunidade escolar e dar sentido prático ao discurso de sustentabilidade", pontuou. Também foi feita a limpeza do local, o nivelamento e a terraplenagem da área da escola. 

O que são medidas alternativas?

As medidas alternativas ou penas restritivas de direito são destinadas a infratores condenados, mas com baixo potencial ofensivo à sociedade.  Elas podem ser revertidas em multas, fianças ou serviços comunitários. A medida tem por finalidade educar. Ela não provoca a prisão em regime fechado.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.