Cidades

Semana Nacional do Trânsito promove atividades de conscientização

Realizada dos dias 18 a 25 de setembro, a ação contará com blitzes educativas, exposições e palestras para motoristas, pedestres e crianças

Giulia Roriz*
postado em 19/09/2017 10:00

Realizada dos dias 18 a 25 de setembro, a ação contará com blitzes educativas, exposições e palestras para motoristas, pedestres e crianças

A cada dois dias uma pessoa morre nas vias de trânsito no Distrito Federal e, apenas nos oito primeiros meses de 2017, 166 pessoas morreram vítimas de acidentes na capital. Para evitar que mais pessoas sejam vítimas do trânsito, o Departamento de Trânsito (Detran) lançou, na tarde desta segunda-feira (18/9), a programação da Semana Nacional do Trânsito em Brasília. A mobilização será realizada até o dia 25/9 e tem o propósito de conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, além de promover a segurança no trânsito e a mobilidade urbana sustentável. O tema da campanha neste ano é "Minha escolha faz a diferença no trânsito".


[SAIBAMAIS]O lançamento ocorreu no Palácio do Buriti e contou com a presença do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. A programação deste ano vai contar com atividades educativas desenvolvidas pelo Detran, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O foco principal será o uso do celular, fator de distração e risco ao volante. O encerramento será no Dia Nacional do Trânsito, instituído em 25 de setembro, data em que se comemora a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Durante a semana, serão realizadas blitzes educativas e atividades abordando direção defensiva, regras de circulação, respeito ao ciclista, celular no trânsito, álcool e direção, estacionamento irregular, além da realização de cursos para pedestres e exposições.

As atividades serão realizadas em vias, escolas, parques ecológicos, na Câmara Legislativa, no Museu Nacional, no SESC, em faculdades entre outros lugares. Os participantes receberão material educativo, a exemplo do código de trânsito, cartilhas com regras de circulação para ciclistas e pedestres, jogo de memória, quebra-cabeças, tapa sol para painel de veículos, entre outros.


Instituições públicas e privadas do DF também receberão ações educativas de trânsito. Em algumas regiões administrativas, como Jardim Botânico, Ceilândia e Vicente Pires, o Detran oferece atividades educativas de trânsito por meio de uma minicidade, jogos, pintura de rosto, palestras e orientações sobre educação para a vida.

No Setor Comercial Sul, será realizada a campanha ;Pessoas são mais importantes que carro;, voltada para usuários da via pública. A programação completa está no site do Detran-DF.

Segundo Detran, das 166 mortes ocorridas em 2017o, 67 foram por colisão com outros veículos e 54 de atropelamento de pedestres.

MobCidades

Nesta terça-feira (19/9), às 14h, acontece uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que marca início do projeto MobCidades - Mobilidade, Orçamento e Direitos. Organizada pelo Inesc, a ação, que acontece em Brasília e em mais nove cidades brasileiras e tem parceria com mais organizações da sociedade civil.

A iniciativa visa fortalecer e promover a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte. Em cada cidade, as entidades locais vão desenvolver atividades formativas, de incidência, de comunicação e de monitoramento das políticas públicas de mobilidade urbana.

*Estagiária sob supervisão de Adriana Bernardes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação