Cidades

Livro narra os desafios e o amor da criação de uma criança com Down

Dorothéa Chavez, mãe de Cidinha, conta a história de sua filha, desde o nascimento, quando a família descobriu que a criança era portadora da síndrome

postado em 20/09/2017 09:24
A escritora Dorothéa Chavez lança, nesta quarta-feira (20/9), às 18h, o livro em que conta a história da filha Cidinha, portadora de Síndrome de Down. ;Tudo que eles precisam é de alguém que acredite em seu potencial;, resume a autora. Segundo ela, diversas pessoas desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento da filha. ;Mesmo sem a lei da inclusão, que existe hoje em dia, muitos professores e psicólogos acreditaram e se dedicaram muito a minha filha, e isso foi essencial;, relembra.

Cidinha - Símbolo do Amor e da Síndrome de Down conta a história da filha de Dorothéa desde o nascimento, quando a família descobriu que a criança portava a síndrome. A história narra o processo da família em transformar a tristeza da descoberta em felicidade. "Decidi colocar no papel de forma muito simples, mas verdadeira, a criação diferenciada de uma filha que nasceu com Síndrome de Down, e que trouxe consigo tantas e tantas lições de vida para seus pais e irmãos", diz um trecho.

Para a escritora, a publicação do livro é uma forma de conscientizar os pais sobre as potencialidades da criança com Down. ;Os pais precisam acreditar que são capazes de lidar, porque os portadores são capazes de muitas coisas e, às vezes, são discriminados por falta de conhecimento das pessoas que os cercam;, afirma. Ela completa: ;No começo, a condição pode parecer triste, mas, com o tempo, nós aprendemos a amar. Amar de uma forma especial;.

Dorothéa Chaves é fundadora e presidente da Casa da Amizade, instituição de mulheres vinculada ao Rotary Club. A escritora é viúva de José Ferreira Chaves, fundador e primeiro presidente do Rotary Club Brasília Lago Sul.

Anote

Lançamento do livro Cidinha - Símbolo do Amor e da Síndrome de Down
Quando: 20 de setembro, às 18h
Onde: Restaurante Carpe Diem, 104 Sul, Bloco D

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação