Cidades

Comunidade escolar se mobiliza para ajudar no tratamento de professor

O professor de história Francisco Carlos Monteiro Wolfgram, 50 anos, foi diagnosticado com um tipo raro de câncer de pele

Thiago Soares
postado em 20/09/2017 07:23
Alunos, ex-alunos e professores engajados na campanha #ForçaChicão
Desde 2006, o professor de história Francisco Carlos Monteiro Wolfgram, 50 anos, faz parte do time de educadores do Centro de Ensino Médio Integrado do Gama (Cemi). Desse tempo, Chicão, como é conhecido por todos, ganhou a admiração de alunos e colegas de trabalho. Se antes ele tinha certeza do carinho de ex e atuais alunos, agora isso ficou ainda mais visível. Há menos de dois meses, Chicão foi diagnosticado com um tipo raro de câncer de pele. Para não deixar a doença avançar, ele começará o tratamento na rede particular ; a cirurgia é a primeira parte. Diante dos altos custos, a comunidade uniu esforços para ajudar.

Seja na realização de bazar, de almoço ou de vaquinha na internet, o objetivo é a melhora da saúde do querido mestre. Tudo começou com o compartilhamento de notícias sobre ele nas redes sociais. Até os primeiros alunos do docente se engajaram na causa. Em uma postagem, a mulher de Francisco e também professora Heliane Amor Wolfgram contou a situação vivida pela família. Há quatro anos, o educador foi diagnosticado com um melanoma metastático. A cirurgia e o tratamento foram feitos, mas, em julho, a doença se manifestou novamente. Dessa vez, era um tumor abaixo da axila.
;A notícia boa é que o tumor não comprometeu nenhum órgão, por isso, temos que correr. O Francisco foi colocado na fila de espera da rede pública, mas não podemos esperar, porque esse é um tumor muito agressivo, que cresce com velocidade. Ele agora faz a cirurgia e depois a radioterapia e imunoterapia;, detalhou Heliane. A primeira etapa da luta foi concluída com a retirada do tumor no último sábado. Os primeiros gastos ficaram em torno de quase R$ 25 mil, arcados com empréstimos e financiamentos. Agora, o professor segue com o tratamento, que pode custar até R$100 mil.
Professores, ex e atuais alunos se juntaram para a campanha. Uma das engajadoras é a professora Jacqueline Cavalcante. Ela também foi responsável por compartilhar informações da saúde do professor nas redes sociais. ;Quando os alunos descobriram que ele precisava desse auxílio, surgiu a campanha. O Chicão é um dos mais queridos da escola. Aqui, temos uma concepção de escola-familia em que todos se ajudam;, explica.

Ações

Um grupo de ex-alunos se juntou para fazer um vídeo e dar força à campanha de arrecadação. Atualmente aluno de medicina, Flávio Henrique, 25 anos, teve aulas com Chicão até 2009 e lembra daqueles tempos. ;Era um dos professores mais brilhantes e queridos, quando soubemos do estado de saúde dele não exitamos em contribuir."
;Depois que ficamos sabendo da situação, avançamos com os contatos pelas redes sociais e montamos um grupo. Todos se solidarizaram e nasceu essa homenagem. A expectativa é ajudar o máximo possível no tratamento;, completa a publicitária Barbará Rocha, 25.
[SAIBAMAIS]Os alunos também estão organizando um bazar beneficente e um almoço. O prato será uma galinhada preparada com carinho. O evento será realizado em 7 de outubro, no Cemi do Gama. ;O meu pai teve câncer então eu sei como é a situação. Por isso, resolvi vestir a camisa e lutar junto com a essa causa;, detalha a esteticista Aline Simões, 27, que estudou com professor até 2009.
;O Cemi é praticamente uma família. O chicão sempre despertou esse espírito de olhar pelos outros. Queremos mostrar para ele que ele não está sozinho nesse momento;, diz a enfermeira Leislianny Rocha, 24, que estudou com o educador até 2010. Atual aluna, Lorraine Dourado, 17, conta que todos os estudantes do 3; ano do ensino médio estão mobilizados. ;Não somente minha sala, mas também toda a escola está envolvida para garantir que o professor tenha um bom tratamento.;
Professor Francisco com a esposa Heliane Amor Wolfgram com organizadores da campanha

Surpresa

Toda a mobilização foi vista com surpresa e alegria pelo professor Chicão. Ele, que não é muito antenado nas redes sociais, ficou sabendo da campanha pela mulher. ;Eu tinha certeza que pessoas mais próximas ficariam preocupadas com a minha saúde, porém estou surpreso, pois não sabia que poderia chegar a algo desse tamanho;, conta, emocionado. Desde que ficou sabendo do avanço do câncer, o educador teve que se afastar das atividades. ;Fico feliz ao saber que há tanta gente mobilizada;, conta.
O telefone do professor também não para. ;São muitas ligações de pessoas querendo saber como está minha saúde e sobre os próximos passos do tratamento. Alguns também ligaram oferecendo outros tipos de assistência, como jurídica, para conseguir o tratamento na rede pública, e outros dizendo que estão orando pela minha melhora. Eu só tenho a agradecer pelo que estão fazendo;, completa.
Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Saúde respondeu que o tempo de espera para início do tratamento oncológico varia, em função do funcionamento dos equipamentos e da disponibilidade de vagas, uma vez que também é necessário assegurar a continuidade dos tratamentos já iniciados. ;Pacientes com diagnósticos de câncer passam, inicialmente, por uma triagem da área de oncologia, que indica o acompanhamento mais adequado ao caso. Depois disso o paciente é inserido na Central de Regulação, para realização de quimioterapia e radioterapia, conforme indicação de cada caso específico;, resumiu.
[VIDEO1]

A doença

O melanoma metastático é um tipo raro de câncer de pele. De acordo com o oncologista da Aliança Instituto de Oncologia, Marcelo Uchôa, a doença é desenvolvida nas células produtoras de melanina. ;O câncer pode ser manifestar na pele, mas também em outros órgãos, como olho, intestino e boca. Nas mulheres, é mais frequente na região das pernas e, nos homens, a área mais atingida é o tronco;, explica.
Segundo o especialista, o principal fator de risco desse tipo de câncer é a exposição à radiação ultravioleta, que pode vir da luz solar ou de outras fontes, como câmeras de bronzeamento artificial. A prevenção pode ser por meio do uso do filtro solar e também evitando uma exposição prolongada ao sol. ;Essa é uma doença que evolui rápido e, quando descoberta, deve ter tratamento imediato;, afirma.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), os casos de melanoma representam de 4% a 5% dos totais de cânceres de pele.
[VIDEO2]

Para ajudar

BRB ; Agência 255 / Conta-corrente 004115-6
Caixa ; Agência 0655 Operação 013 Conta-corrente 30124-8
CPF: 399164991-87
Contatos: Heliane (99112-3777) e Jacqueline (98328-0082)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação