Cidades

Detran-DF implanta bolsões para motos no Eixo Monumental

Após período de adaptação, os bolsões também serão implantados em outras cidades do DF, como Taguatinga, Ceilândia e Águas Claras

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 20/09/2017 15:13
Expectativa é de que a nova sinalização nas vias S1 e N1 comece a funcionar no fim desta semanaO Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou a implantar, às 22h desta terça-feira (19/9), bolsões para motos nas vias S1 e N1, no Eixo Monumental. Eles serão colocados, inicialmente, em 33 cruzamentos que ligam a Esplanada dos Ministérios ao Eixo Monumental. A expectativa é de que a nova sinalização nas vias S1 e N1 comece a funcionar no fim da semana.

[SAIBAMAIS]O diretor-geral do Detran-DF, Silvain Fonseca, explica que a criação do espaço exclusivo nos cruzamentos e semáforos para motociclistas tem como objetivo evitar possíveis colisões e conflitos. ;A ação está dentro de uma série de projetos de engenharia para interferências no trânsito. É para evitar, também, que os veículos se aglomerem na saída das vias;, conta Silvain.

Além da implantação nas vias S1 e N1, o Detran-DF promete renovar as sinalizações para melhoria no tempo em semáforos. A diretora de Engenharia de Trânsito do Detran, Daniele Valentini, diz que a meta é implantar os bolsões em todo o Distrito Federal. ;Após o período de adaptação e as primeiras análises de segurança, daremos continuidade ao projeto nas principais vias de outras cidades, como Taguatinga, Ceilândia e Águas Claras;, conta.

Acidentes


As vias no Eixo Monumental foram escolhidas com base nas estatísticas de trânsito do DF. De acordo com os dados do Detran, os motociclistas pertencem à categoria de condutores que mais morrem. Perdem somente para os pedestres.

Hoje, esses condutores representam 11% da frota no Distrito Federal, sendo que um terço deles está envolvido em acidentes. Só no primeiro semestre deste ano, cerca de 50 motociclistas morreram em colisões no trânsito, 20% a menos que no mesmo período do ano passado.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação