Cidades

Fundação Athos Bulcão lança catálogo com 238 obras do artista

Publicação detalha característica dos trabalhos de Bulcão, que ornam prédios no Brasil e na França. Documento pode ser acessado gratuitamente

postado em 21/09/2017 11:04
Artista carioca ornou paredes de prédios famosos de Brasília, como a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima
Quem gosta dos azulejos e das pinturas do artista plástico Athos Bulcão não precisa mais procurar, de prédio em prédio, as obras deixadas por ele em Brasília. A fundação que leva o nome do multiartista disponibilizou um catálogo digital com a descrição de 238 trabalhos, entre ladrilhos e quadros. A iniciativa faz parte das comemorações do centenário de Athos Bulcão, que será comemorado em julho do ano que vem.

[SAIBAMAIS]No catálogo, o leitor encontra explicações sobre os trabalhos deixados ainda em vida pelo artista, morto em 2008. Alguns deles tornaram-se azulejos que cobriram prédios, como a pomba e a estrela eternizadas na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. Os textos estão disponíveis em português e em inglês.
Nem todas as obras estão em edifícios de acesso livre ao público. Há, ainda, trabalhos espalhados em outros países, principalmente na França. "Em 25 anos de Fundação Athos Bulcão as obras que fazem parte de seu acervo foram catalogadas, mas nunca tinham sido organizadas numa publicação e documentadas. Fazemos empréstimo de obras para exposições no mundo todo, como não ter esse acervo organizado? O catálogo é uma forma de democratizar o acesso à informação sobre suas obras, principalmente, porque o projeto foi financiado pelo FAC, especialmente as obras de ateliê que são menos conhecidas do que os painéis em azulejos", explica a coordenadora de projetos da Fundação Athos Bulcão, Rafaella Tamm.
O catálogo online está disponível para download aqui. A versão impressa pode ser comprada por R$ 20 na sede da Fundação (CLS 404, Bloco D, Loja 1).

Guia

Para quem prefere apreciar presencialmente os trabalhos de Athos Bulcão, a Fundação oferece um folder que indica onde estão os azulejos de criação do artista. A publicação reúne 30 pontos do Distrito Federal abertos para visitação, como a Torre de TV e a Rodoferroviária, com obras bem preservadas do multiartista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação