Cidades

Dia Mundial sem Carro foca em conscientização sobre meios alternativos

Ações no Distrito Federal contarão com passeios ciclísticos, rodas de debate e passe livre para ciclistas durante todo o dia no metrô

Jéssica Eufrásio*
postado em 22/09/2017 06:45
Pessoas praticando exercício físicos, andando a pé e de bicicleta no Eixão Norte

Com o objetivo de conscientizar a população sobre os prejuízos do uso excessivo de veículos, o Dia Mundial sem Carro, comemorado nesta quinta-feira (22/9), contará com atividades com foco no debate sobre o emprego de transportes alternativos. As ações terão início às 7h30, com uma pedalada partindo do ponto de bicicletas compartilhadas da 204/205 Sul até o Palácio do Buriti. Lá, o governador Rodrigo Rollemberg, que também realizará o percurso, participará da cerimônia de lançamento do Bilhete Único do Distrito Federal.


As demais atividades ficarão concentradas na Quadra 6 do Setor Comercial Sul, cujo estacionamento ficará fechado até as 23h59 de hoje. Entre elas estão apresentações artísticas, passeios ciclísticos, aula de yoga, rodas de debate, além de foodtrucks e atrações voltadas à educação no trânsito.

O Metrô-DF oferecerá acesso gratuito, até as 23h30, para usuários que estiverem de bicicleta e o Estacionamento 13 do Parque da Cidade contará com ônibus que levarão passageiros até o Setor Comercial Sul em intervalos de até 30 minutos. O valor da tarifa será de R$ 2,50.
O secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, declarou que a ocasião se trata de um dia simbólico para que se busquem outras formas de locomoção. ;As pessoas podem usar o sistema de transporte coletivo e integrar com outros meios, como as bicicletas. Esse também será um evento de conscientização para o uso dos sistemas de transporte existentes na cidade", disse.

Damasceno ainda afirmou que a ciclovia em construção na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) tem previsão de ficar pronta até o início de 2018. Segundo ele, a proposta do governo é implantar mais 218 km de vias que se conectem umas às outras.
Para especialistas, atividades físicas podem atuar contra sentimento de frustração causado por tempo perdido no trânsito

Saúde física e mental


O ortopedista Carlos Górios, da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo, recomenda a prática de exercícios pelo menos três vezes por semana. De acordo com o médico, a população de grandes cidades apresenta tendências ao sedentarismo e o tempo gasto no trânsito tira a oportunidade dessas pessoas se exercitarem.

;Em geral, ocorre uma certa acomodação. O que se preconiza é que distâncias curtas sejam percorridas a pé. Outras, de 3km a 10km, podem ser feitas de bicicleta. Para as demais, há a opção do serviço público. A maioria das pessoas acaba se acomodando e utilizando o automóvel até mesmo em pequenas distâncias;, observa.

Os benefícios da prática de atividade física também são perceptíveis a nível psicológico. Segundo a psicóloga Rita Calegari, a prática funciona como uma ;vacina; contra doenças como o estresse crônico. ;Quando fazemos caminhadas ou andamos de bicicleta, há a liberação de hormônios relacionados ao prazer que geram bem estar. Uma caminhada, por exemplo, favorece a contemplação de paisagens e a socialização, e atividades como essa contribuem amplamente com a vida do indivíduo", salientou.

Rita Calegari também esclareceu que grande parte das reclamações de pacientes são associadas à frustração pelo tempo perdido no trânsito. Diante da impossibilidade de se abrir mão do carro, a psicóloga recomenda a realização de atividades que não comprometam a direção e possam ser proveitosas para os motoristas e passageiros.

;Hoje, existem podcasts, audiolivros, programas de rádio e cursos de línguas destinados a pessoas em trânsito - não necessariamente no carro. Por isso, uma das formas de se amenizar a frustração e relaxar um pouco é aproveitar esse tempo no universo de carro ou do ônibus aprendendo, se mantendo atualizado, ouvindo boa música ou demais sons que promovam um estímulo auditivo;, indicou Rita.

* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação