Cidades

DF abre mais de 1,4 mil postos de trabalho em agosto, afirma MTE

Resultado é o segundo balanço positivo consecutivo para o DF. No ano, empresas tiveram saldo positivo de 3.321 contratações em Brasília

postado em 22/09/2017 06:14
Resultado do DF em agosto foi o 11º em comparação às outras unidades da Federação
O Distrito Federal teve 1.405 novas vagas de emprego criadas em agosto, de acordo com a atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada nesta quinta-feira (21/9) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número representa aumento de 0,18% em relação ao total do mês passado. No acumulado do ano, o DF abriu 3.321 postos a mais de trabalho.

[SAIBAMAIS]Em agosto, as 23.269 contratações se sobrepuseram às 21.864 demissões registradas no DF. O setor de serviços teve o melhor resultado entre as oito atividades econômicas avaliadas, com 1.228 novas vagas. Na segunda colocação, a construção civil teve saldo de 294 postos de trabalho a mais.
Dois setores, porém, demitiram mais do que contrataram. O pior resultado foi o da agropecuária, com 79 vagas a menos, seguido pela administração pública, que fechou 23 postos. O setor extrativo mineral teve resultado estável, com apenas quatro contratações a mais.
Na série deste ano, o saldo de agosto só não teve melhor resultado do que abril, quando o DF criou 1,7 mil vagas. Apesar do balanço positivo no acumulado de 2017, apenas fevereiro (1.303) e julho (891) apresentaram melhora. Maio registrou a pior queda, com 899 postos de trabalho fechados.
Na comparação com os outros 26 estados do Brasil, o DF teve o 11; melhor resultado. A unidade da federação campeã de vagas abertas foi São Paulo, com saldo positivo de 17,3 mil contratações, quase metade dos 35.457 postos criados em todo o país em agosto.
O MTE atribui a quinta alta consecutiva do balanço no Brasil ao setores de serviço, indústria e comércio. No acumulado do ano, o Caged registrou 163.417 postos de trabalho criados em todo o país.

Alívio

A melhora no balanço do emprego no DF acompanha a tímida retração do número de desempregados no DF. No último dado divulgado pela Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED/DF), o governo registrou 320 mil pessoas sem trabalho em julho, o que representa taxa de 19,5% de desempregados. O montante é ligeiramente inferior aos 19,9% do mês anterior. Ainda não há números consolidados para agosto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação