Cidades

Polícia mira grilagem em terrenos valiosos de área nobre do DF

Operação Sacerdote cumpre mandados de prisão e faz buscas em investigação de grilagem de terra. Há indícios do envolvimento de servidores públicos, um deles da Terracap, no crime

postado em 22/09/2017 09:16
Operação faz buscas e prende suspeitos de grilagem
Suspeitos de grilagem de terras públicas no Setor de Mansões Urbanas Dom Bosco, no Lago Sul, estão na mira da Polícia Civil que faz, nesta manhã de sexta-feira (22/9), a Operação Sacerdote. São sete mandados de prisão temporária, cinco de condução coercitiva, quando a pessoa é levada à força para depor, e 15 de busca e apreensão. As ordens são cumpridas pela Delegacia Especial de Proteção ao Meio Ambiente e à Ordem Urbanística (Dema), que age em conjunto com agentes de outras delegacias especializadas e da Divisão de Operações Especiais (DOE)
Fachada da Terracap: polícia investiga participação de servidor no esquema criminoso
[SAIBAMAIS]A investigação, iniciada há um ano e três meses, indica a participação de um servidor público aposentado do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que estava lotado na Terracap; e de um ex-servidor público lotado na Administração Regional do Riacho Fundo I no esquema criminoso. O servidor da administração foi alvo da Operação Habite-se, realizada em julho pela Delegacia de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (Decap/PCDF). Ele foi exonerado da função pública, em julho deste ano, por envolvimento em vendas de alvarás e cartas de Habite-se.

Por volta das 9h30, três agentes de polícia saíram da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) levando uma pasta verde. Eles não falaram com a imprensa. De acordo com a delegada-chefe da Dema, Marilisa Gomes, o grupo investigado teria praticado crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, tráfico de influência, advocacia administrativa e corrupção ativa. ;Os acusados teriam feito promessas de vantagens ilícitas a funcionários públicos para a aquisição e posse de terrenos públicos, pertencentes ao Governo do DF, e localizados em área nobre e de proteção ambiental permanente;, afirma.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam vários documentos e também valores em endereços localizados no Plano Piloto, Lago Sul e Norte, Park Way, Cruzeiro, Vicente Pires, Águas Claras e Taguatinga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação