Cidades

CasaCor Brasília segue até novembro, sob o tema 'Foco no essencial'

Nesta edição, são 43 ambientes assinados por mais de 70 profissionais propondo ideias inovadoras

Amanda Ferreira - Especial para o Correio
postado em 23/09/2017 15:54
Loft Cinex, de Ney Lima, na CasaCor
Aberta ao público na última sexta-feira (22/9), a 26; edição da CasaCor Brasília ocorre, este ano, sob o tema ;Foco no essencial;, propondo um design mais próximo das pessoas, com soluções e ideias inovadoras. A sustentabilidade do evento já é projeto antigo e, dessa vez, ela vem representada em ambientes práticos, confortáveis e, sobretudo, com o toque de cuidado com o meio ambiente.

Desde 2015, a mostra assumiu um compromisso com a questão e estipulou um plano de metas até 2020 na busca da certificação do evento na norma ISO 20121 ; de requisitos obrigatórios para a sustentabilidade ;, englobando redução de resíduos, consumo de água, reaproveitamento de materiais e eficiência energética. Assim, quem passar pelo evento poderá conferir novos métodos sustentáveis de construir, decorar e a inovação dos projetos paisagísticos.

Nesta edição, são 43 ambientes assinados por mais de 70 profissionais. Com a organização das empresárias Eliane Martins, Moema Leão e Sheila Podestá, o visitante, além do contato com os projetos, tem a opção de participar de um roteiro cultural repleto de atrações, com palestras, desfiles, shows e até mesmo aulas de gastronomia. Para Eliane, a CasaCor deste ano reflete as necessidades de um público novo. ;Queremos ser surpreendentes e mostrar que apesar da sustentabilidade nas construções não ser fácil ou barata, ela pode sim ser possível. É uma tendência natural. Com a crise hídrica, precisamos começar a refletir;, afirma.

Segundo a organizadora, o projeto de uma mostra mais sustentável vem sendo discutido há oito anos e, desde então, as mudanças ocorrem de forma gradual. ;Não é apenas a questão com a natureza. Pensamos em usar aparelhos que consomem menos energia, materiais certificados e uma série de fatores que englobam a sustentabilidade e essa questão da água.; Quem percorrer os vários ambientes do espaço notará que, com pequenos detalhes, é possível oferecer a sustentabilidade. Alguns locais, por exemplo, foram pensados sob a ótica do racionamento de água e da compostagem.

Em um dos ambientes, o arquiteto Ney Lima apostou em um vidro que imita com perfeição o efeito do mármore, sem o uso do recurso das pedras naturais. O ;loft; conta ainda com piso flutuante em madeira de eucalipto, totalmente sustentável, e com um forro que evita o uso de ar-condicionados. Segundo o profissional, a cozinha recebe vidro até mesmo nas bancadas em vez de pedras. A iluminação do espaço foi elaborada com lâmpadas de LED trazendo a consciência de que é possível criar ambientes de luxo com o pensamento voltado à sustentabilidade. Mesmo fora dos cômodos projetados, a mostra conta com espelhos d;água estudados para evitar o desperdício: a água da CasaCor, de acordo com as organizadoras, é reutiliza alí dentro. ;A sustentabilidade aqui começa desde o tratamento dos resíduos. É um trabalho de formiguinha, mas juntos, com conscientização, conseguimos fazer algo especial;, garante Eliane.

Lounge Resort, de Lídia Branquinho e Marcus Leite

Outros espaços apostaram em colunas de plantas com folhagens desidratadas para evitar o desperdício de água. O Lounge Resort desenvolvido pelos arquitetos Lídia Branquinho e Marcus Leite, por exemplo, conta com um jardim vertical que dá um toque todo especial ao local. Para os idealizadores, esses ambientes podem, de forma simples, levar ideias para dentro das casas de cada um.
Com 20 participações na mostra, a arquiteta Walléria Teixeira assina o Gran Living ; ambiente que reproduz salas de estar e jantar, varanda e lavabo do Reserva Biografia. O local, cheio de funcionalidade e materiais naturais, é composto por jardins suspensos em forma de mandala, que são abastecidos automáticamente com a água. ;Além da beleza, a sustentabilidade traz a renovação do ar. Trabalhar com isso é estar atento a um mundo melhor.;

O evento é realizado até 8 de novembro em um antigo centro médico, localizado na QI 9 do Lago Sul, local que abrigou as exposições de 2015 e 2016 e volta a ser palco da mostra, reconhecida como a melhor das Américas.

Serviço
CasaCor Brasília 2017
Comercial da QI 9 do Lago Sul, lote D. Antigo Inacor (Instituto Nacional do Coração). De 22 de setembro a 8 de novembro. De terça a sexta, das 15h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h. Ingressos: R$ 48 (inteira) e R$ 24(meia para estudante e pessoas com 60 anos ou mais). Crianças menores de 12 anos não pagam. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação