Cidades

Temporal leva prejuízos a produtores rurais de Cristalina (GO)

O local mais atingido foi o assentamento de reforma agrária Vitória, onde várias casas foram destelhadas e pequenos galpões de armazenamento foram destruídos

Flávia Maia
postado em 04/10/2017 00:33
Produtores rurais de Cristalina (GO), município localizado a 140 km de Brasília, contabilizam os prejuízos causados pelo temporal do último sábado (30/9). O local mais atingido foi o assentamento de reforma agrária Vitória. No local, várias casas foram destelhadas, pequenos galpões de armazenamento foram destruídos, assim como os agricultores perderam a produção nas chácaras. A chuva de granizo e os ventos fortes atingiram também plantações de café. Outras culturas presentes na região, como feijão, soja e algodão não foram afetadas porque o início do plantio está previsto para este mês.
A Fazenda Figueiredo foi uma das mais atingidas pelo temporal. O engenheiro agrônomo responsável pela propriedade, Marconi Cardoso, explica que as pedras destruíram a floração dos pés de café, impedindo a formação de grãos. ;Perdemos praticamente tudo. Ainda temos que avaliar e quantificar o prejuízo;, informou.
De acordo com Alécio Maróstica, presidente do Sindicato Rural de Cristalina, as fazendas de cafés e de produções de frutas, como o abacaxi foram as mais prejudicadas. ;Fazia tempo que não chovia assim. A sorte foi que apenas as culturas perenes estavam plantadas, assim, o prejuízo foi menor;, afirmou. Além do café, os campos de Cristalina estão plantados com milho e tomate. ;Entretanto, os produtores dessas culturas não informaram de eventuais prejuízos;, completou.
No assentamento Vitória vivem 48 famílias em glebas de 25 a 30 hectares. Foram destruídas duas casas, 10 barracões de armazenamento e oito telhados. De acordo com o secretário de agricultura familiar, Gilmar de Oliveira Matos, a Defesa Civil iria nesta terça-feira (3/10) avaliar os estragos. Entretanto, remarcou para quinta-feira. O prefeito da cidade, Daniel Sabino Vaz, informou que pediu um levantamento imediato dos prejuízos para avaliar como a prefeitura pode ajudar as famílias atingidas.
Em novembro de 2016 outro forte temporal atingiu Cristalina, destruindo casas e barracos e deixando vários moradores desabrigados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação