Cidades

Calor recorde obriga brasiliense a tomar cuidados especiais com a saúde

A condição do tempo tende a se complicar durante a semana, pois segue sem previsão de chuva pelo menos até sexta-feira

Otávio Augusto
postado em 16/10/2017 06:00
Para os próximos dias, o clima deve permanecer quente, seco, com ventos fracos
A combinação de temperatura alta e umidade baixa colocou a capital federal em estado de alerta. O forte calor e a secura devem se prolongar por pelo menos mais uma semana, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para piorar a sensação de fornalha, a chance de chuva é pequena. Para os próximos dias, o clima deve permanecer quente, seco, com ventos fracos e temperaturas máximas na casa dos 35;C. Ontem, o DF registrou, pelo terceiro dia consecutivo, recorde de temperatura: 37,3;C, considerada a mais alta da história da cidade.

O clima tem castigado o brasiliense. Fazia dois anos que o DF não registrava temperaturas semelhantes às que ocorreram na última semana. O recorde de calor, segundo gráficos históricos do Inmet, ocorreu em 18 de outubro de 2015, quando os termômetros marcaram 36,4;C. Além disso, a queda da umidade ; que caiu a 11% ; fez com que a Defesa Civil estendesse o estado de emergência.
[FOTO1037031]

[SAIBAMAIS]Com as temperaturas nas alturas, o brasiliense procurou refúgios, como o Parque da Cidade e a Água Mineral. As duchas e os bebedouros protagonizaram uma disputa entre crianças e adultos. A secretária Roseane Fonseca, 33 anos, levou a filha, Emily Vitória, 11, para andar de patins. Elas saíram de Ceilândia logo após o almoço e aproveitaram para tomar banho e beber água de coco. ;Não há como ficar em casa. A agonia do calor é insuportável;, reclama a mãe. A menina completa: ;Eu fico muito incomodada, penso que estou passando mal;.

Uma das cenas que mais chamaram a atenção foi o banho de Ruffles. O shih-tzu se refrescou com uma chuveirada de água fria. A cena despertou curiosidade e risos de quem passou pelo Estacionamento 12. A dona do animal, a secretária executiva Karina Régia, 26, disse que o cão estava ofegante. ;Essa foi a alternativa para aliviá-lo;, brincou a moradora da Cidade Ocidental (GO).

O calor, no entanto, não aqueceu as vendas dos ambulantes que vendem água e picolés. O sorveteiro José Ferreira, 67, encheu o carrinho, mas a procura ficou aquém do estoque no Parque da Cidade e na Torre de TV. ;As pessoas trazem as coisas de casa, sempre estão com marmitas e merendas. Acredito que a crise financeira obrigou as famílias a mudarem de hábito;, afirmou.

Saúde

As crianças e os idosos são os que mais sofrem com a baixa umidade e o calorão, pois os pequenos estão com o organismo em formação, enquanto que os mais velhos são sensíveis a mudanças bruscas de temperatura (veja Cuidados). ;É preciso ingerir mais líquidos, fazer refeições leves, como saladas, e usar roupas frescas. O mais importante é evitar exposição solar por longos períodos;, alerta o médico Eduardo Espíndola. A Secretaria de Saúde não sabe dizer se aumentou a procura nas emergências em razão do tempo.

Contudo, ontem, a movimentação era grande na emergência pediátrica do Hospital Materno Infantil (HmiB), na Asa Sul. Cerca de 70 pessoas aguardavam atendimento. Algumas crianças revelavam sintomas de desidratação. Era o caso de Emily Vitória, de 1 ano e 10 meses. A mãe dela, a repositora Kelly Jonas de Souza, 37, conta que a menina está amuada desde sexta-feira. ;À tarde, ela ficar pior. Por isso, dou bastante água e não a deixo brincar no sol. Mesmo com esses cuidados, não houve melhora;, disse, enquanto aguardava atendimento.
A condição do tempo tende a se complicar durante a semana, pois segue sem previsão de chuva pelo menos até sexta-feira

Previsão

Para aqueles que gostam de clima mais ameno, as notícias não são boas. ;Há uma massa de ar quente e seco instalada no DF. A tendência é que esse fenômeno eleve ainda mais as temperaturas e a secura;, destacou a meteorologista Maria das Dores de Azevedo. A temperatura recorde foi registrada na estação meteorológica de Águas Emendadas, distante 55km do Plano Piloto. Na área central, a temperatura chegou a 35;C, e a umidade despencou a 13%. O Gama marcou o menor índice do domingo: 11%.

Apesar de os números impactarem, é difícil dizer que a máxima de ontem é a maior da história. ;Em alguns locais, não tínhamos termômetros havia alguns anos, mas, realmente, está muito quente;, concluiu Maria das Dores. Na última sexta-feira, o DF registrou 34,1;C. No sábado, a temperatura chegou a 34,8;C. Há 12 dias sem chuva ; a mais recente foi em 4 de outubro ;, o clima deve manter a tendência durante a semana. A expectativa é de que uma frente fria avance sobre as regiões Sul e Sudeste e se aproxime da capital federal no fim da semana.

A condição do tempo tende a se complicar durante a semana, pois segue sem previsão de chuva pelo menos até sexta-feira

Fogo segue na Chapada

Ontem, um novo foco de incêndio foi registrado na área de visitação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As chamas chegaram a ser controladas no fim de semana pelo Corpo de Bombeiros de Goiás, mas a vegetação voltou a queimar. A queimada dura mais de cinco dias. Desta vez, as chamas estão em Alto Paraíso (GO). ;Pelas imagens de satélite, pudemos constatar que teve dois focos, ambos dentro da reserva. Fizemos uma análise da situação para traçar uma estratégia;, explica o chefe do parque, Fernando Pattagiba. Ainda não é possível identificar a causa do fogo, mas a probabilidade é de as chamas terem sido causadas por humanos. Não há previsão de quando o espaço será reaberto ao público. Pelo menos 2 mil pessoas deixaram de visitar o local, fechado durante todo o feriado.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação