Cidades

Hemocentro relata queda no número de doadores de sangue no DF

O estoque apresenta baixa de O positivo e dos tipos sanguíneos com RH negativo

postado em 16/10/2017 15:49
Atualmente, o Hemocentro disponibiliza cerca de 70 mil bolsas ao SUS
O número de doações de sangue caiu em setembro, de acordo com a Fundação Hemocentro de Brasília. Em comparação ao mesmo período de 2016, houve uma queda de 20%. Os tipos sanguíneos em baixa no estoque são O positivo e os que contêm fator RH negativo.


[SAIBAMAIS]A fundação oferece aproximadamente 70 mil bolsas de sangue aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria das solicitações é feita pelo Hospital de Base, que apresenta uma média de 4 mil transfusões mensais.

Segundo a instituição, para ser doador de sangue, é necessário pesar mais de 50kg; ter entre 16 e 69 anos; não estar sob uso de medicamentos; ter boa saúde; não ter praticado exercícios físicos ou ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior; estar alimentado; não ter colocado piercing ou feito tatuagem e maquiagem definitiva no último ano; e não ter sido submetido a endoscopia há seis meses.

Com informações da Agência Brasília

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação