Cidades

Adasa pede suspensão da geração de energia elétrica no Lago Paranoá

Segundo a Adasa, o nível das águas caiu de 1.064m para 1.030m desde a semana passada, quando a CEB voltou a gerar energia elétrica na usina

Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 17/10/2017 14:01

Nível das águas do Lago Paranoá chegou a 1.030mA Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) solicitou que a Companhia Energética de Brasília (CEB) interrompesse temporariamente a geração de energia elétrica na Usina Hidrelétrica do Paranoá. Entre os dias 9 e 16 de outubro, período em que a CEB voltou a gerar energia na usina, o nível das águas do lago caiu de 1.000,64m para 1.000,30m.

Para o mês de outubro, a Adasa prevê um nível mínimo de 999,8m para o Lago Paranoá. Segundo a CEB, a queda no nível das águas não se deve apenas à geração de energia. ;Nesta época do ano, devido ao período seco, é natural o nível baixar;, informou em nota.

[VIDEO1]

[SAIBAMAIS]O Lago do Paranoá é um reservatório de uso múltiplo (usado para navegação, geração de energia, captação e tratamento de água e recreação), por isso a Adasa define, em dezembro de cada ano, os limites mínimos diários do nível do lago. Quando é atingida essa marca, a geração de energia é suspensa visando o acúmulo de água. Em outubro, mesmo ainda não atingindo o mínimo definido, a agência considerou prudente suspender a geração de energia no lago para evitar baixas ainda mais consideráveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação