Cidades

Agefis faz operação de retirada de barracos na região do Setor Noroeste

Barracos eram de catadores de lixos que haviam sido removidos no ano passado. De acordo com a Agefis, a operação é de pronta resposta e não houve retirada de indígenas

Gabriela Sant'Anna - Especial para o Correio
postado em 17/10/2017 14:52
[FOTO1038174]
Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (17/10) pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), com o apoio da Polícia Militar, retirou famílias de catadores de lixo da Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Cruls. A região, de aproximadamente 55 hectares, está compreendida entre o Setor Habitacional Noroeste e a Epia (DF-003), e já foi alvo de uma outra operação do mesmo tipo, deflagrada no ano passado.

De acordo com a PMDF, foi encontrado um carro roubado próximo à invasão. O veículo é uma Kombi e, apesar da proximidade com a área, não foi possível confirmar se o roubo está associado aos catadores. A Agefis informou, ainda, que não havia índios no local e que a operação acontece até o fim do dia, quando poderá confirmar quantas pessoas foram retiradas.
A Arie Cruls é um espaço de preservação ambiental e é alvo de invasões, tanto pelos catadores, quanto por grupos indígenas, desde sua criação, em 2008, com o Decreto n; 29.651, de 28 de outubro. Existe uma proposta de construção de um museu que recebrá o acervo da missão Cruls e servirá como sede da Unidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação