Cidades

Catadores discutem demandas da categoria com o Executivo

Representante estiveram nesta terça-feira (17/10), no Palácio do Buriti, e levantaram questões como o fechamento do Lixão da Estrutural e o trabalho em galpões

Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 17/10/2017 23:52
Catadores e executivo discutem consequências do fechamento do Lixão da Estrutural

Líderes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis se encontraram, nesta terça-feira (17/10), com o governador Rodrigo Rollemberg para discutir questões relacionadas à categoria.
[SAIBAMAIS] O debate foi estabelecido depois de críticas dos trabalhadores quanto ao fechamento do aterro controlado do Jóquei - conhecido como lixão da Estrutural do Lixão - marcado para o dia 31 de outubro. Os catadores também alegaram falta de infraestrutura nos galpões de transição anunciados e questionaram o valor das compensações financeiras prometidas, estimadas em R$ 360.
Depois de ouvir sugestões dos trabalhadores para facilitar o processo, o governador prometeu elaborar uma nova proposta na semana que vem.
A ideia do GDF é disponibilizar cinco galpões para realocar 1.230 catadores. O governo promete, ainda, contratar todas as oito cooperativas que atuam no Lixão, se apresentadas as documentações necessárias, além de construir três centros de triagem definitivos.
O executivo justifica o fechamento do aterro com o argumento de que o local é considerado uma irregularidade pela Política Nacional do Meio Ambiente, de 1981, e pela Lei de Crimes Ambientais, de 1998.
O processo de desativação do lixão da Estrutural teve início em 2015, mas se arrasta até hoje por divergências entre demandas do grupo de catadores e do governo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação