Cidades

Após um amanhecer frio, temperaturas sobem até 35°C nesta quinta-feira

Depois de termômetros do Inmet marcarem cerca de 13°C em Planaltina, calor forte esquenta o DF durante toda a tarde

postado em 19/10/2017 08:14
Sol forte só deve dar lugar às chuvas no fim de semana. Umidade do ar chega a apenas 15% nesta tarde
O friozinho que atingiu o brasiliense no início desta manhã não deve enganar ninguém. Apesar de os termômetros terem marcado 13,3;C em Águas Emendadas, o Distrito Federal viverá, nesta quinta-feira (19/10), mais um dia de sol e forte calor. Durante a tarde, as máximas podem chegar aos 35;C, com céu claro a parcialmente nublado: mais de 20;C de diferença entre a maior e a menor temperatura, mostra o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


[SAIBAMAIS]Além do calor, a seca prevalece em todo o DF, em estiagem que já dura 18 dias. Mesmo durante a manhã fresca, a umidade relativa do ar ficou em 60%, limite considerado recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a tarde, o Inmet prevê índices menores do que os registrados na terça e na quarta-feira (17 e 18): 15%, o que coloca Brasília em estado de alerta.

Por isso, o brasiliense continua de dedos cruzados para a chegada do fim de semana, quando há 30% de probabilidade de chuva no sábado e de 70% no domingo. Isso significa que a estiagem pode, sim, se prolongar. ;Não dá para ter certeza, são apenas possibilidades;, pondera o meteorologista do Inmet Luiz Cavalcanti.

A seca também acende um alerta no abastecimento de água no DF. Na quarta-feira (18), os níveis dos reservatórios chegaram, mais uma vez, em valores recordes negativos. O sistema Santa Maria tem apenas 25,5% do volume útil disponível. No Descoberto, a situação é ainda mais grave: a represa conta somente com 11% da capacidade.

Ceilândia Oeste, Lago Norte, Varjão, Recanto das Emas e Riacho Fundo II estão entre as regiões atingidas pelo racionamento nesta quinta-feira. Confira aqui a lista completa das cidades sem água ou em normalização.

Cuidados

Enquanto as chuvas não aliviam, vale seguir as recomendações da OMS para dias de baixa umidade:

  • Deixe para praticar exercícios físicos depois das 17h, quando o sol estiver mais baixo;
  • Evite permanecer muito tempo em ambientes fechados e cheios de gente;
  • Procure relaxar em espaços arborizados, sempre sob a sombra;
  • Use soro fisiológico nas narinas e nos olhos para evitar ressecamento;
  • Frutas contêm boa quantidade de água. Escolha sua favorita e leve-a com você;
  • Não se esqueça de beber bastante água. Para saber o quanto você precisa, multiplique 35ml pelo seu peso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação