Cidades

Crise hídrica: DF e Entorno debatem, hoje, problemas do Lago Corumbá

A reunião também trata sobre o desmatamento no local, que é uma Área de Proteção Permanente. Secretários do Meio Ambiente de sete cidades do Goiás participam das discussões

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 19/10/2017 08:47
As obras de captação de água para o Distrito Federal começaram em setembro
Com objetivo de ajudar o Distrito Federal contra a crise hídrica, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promove, na manhã desta quinta-feira (19/10), uma reunião com os secretários do Meio Ambiente de sete cidades do Goiás banhadas pelo Lago Corumbá.


[SAIBAMAIS]Novo Gama, Luziânia, Alexânia, Abadiânia, Silvânia, Santo Antônio do Descoberto e Corumbá de Goiás são as cidades que circundam o lago. Além dos secretários, a discussão conta com a presença da Promotoria de Proteção Ambiental do Estado do Goiás.

A reunião também trata sobre o desmatamento recorrente no Lago Corumbá, que é uma área de proteção permanente. ;Estão levantando vários condomínios sem licenciamento. Fora que, quando chove, a terra cai para o lago, fazendo com que a água diminua. Tudo isso contribui para o desequilíbrio ecológico, pois o calor é oriundo do desmatamento;, esclarece o superintendente do Ibama, Coronel José Carlos Casado.

Ainda segundo o superintendente, o encontro serve para que o Ibama informe sobre as normas de ocupação da região que é sensível do ponto de vista ambiental. ;Só se deve construir algo quando forem feitas avaliações para constatarem construções indevidas. Precisamos mobilizar a todos, pois a situação é bastante crítica;, adverte o coronel José Carlos Casado.

As obras de captação de água para o Distrito Federal começaram em setembro. A previsão é de que fique pronta até o início de 2019. Os tubos e canalização já podem ser encontrados próximos à entrada da cidade de Valparaíso de Goiás. O ponto de bombeamento da água para Brasília será em Luziânia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação