Cidades

Governo anuncia chamamento público para obras no Teatro Nacional

O edital de chamamento para a reforma foi divulgado ontem pela tarde. Políticos defendem a parceria com a iniciativa privada

Daniel Marques Vieira*
postado em 19/10/2017 20:40
Governador Rodrigo Rollemberg assina o edital de chamamento ao lado do Secretário de Cultura do DF e do Ministro da Cultura
O edital de chamamento público para as reformas do Teatro Nacional foi oficialmente divulgado na tarde desta quinta-feira (19/10). Depois de quatro anos desativado, o teatro deverá voltar a funcionar graças à parceria entre Ministério da Cultura (MinC), o Governo do Distrito Federal (GDF) sociedade civil e iniciativa privada. No evento, o Secretário da Cultura, Guilherme Reis, afirmou que o modelo de parceria adotado na reforma deve se estender também para a gestão do complexo cultural.
;Acho que é inevitável a parceria com a iniciativa privada, só que isso não significa abrir mão de comandar o processo;, afirmou. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg concordou. ;Nós temos que avançar nos modelos de gestão incorporando a sociedade civil;, pontuou.
Segundo o secretário, o modelo é importante para não onerar a população local. Questionado sobre os problemas que esse tipo de parceria pode provocar, como o aumento no preço de ingressos, ele afirma que não é uma possibilidade.

A obra, orçada em R$ 35 milhões até agora, será feita com a captação de recursos por meio da lei Rouanet, com a ajuda de uma entidade sem fins lucrativos. O ministro da Cultura, Sérgio Leitão, que também estava no evento, defendeu a forma escolhida para cooptar recursos. ;Esse modelo de parceria é muito interessante para a cultura;. O processo estará aberto por 60 dias.
A expectativa da Secretaria de Cultura é de que as obras tenham início até março e que teatro comece a ser aberto um ano depois. A obra será dividida em quatro etapas, assim, as áreas do teatro serão entregues progressivamente, sendo disponibilizadas para uso antes mesmo do fim das obras.
* Estagiário sob supervisão de Mariana Niederauer

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação