Cidades

Eixão Agro aproxima produtores rurais e consumidores da cidade

Cerca de 40 expositores apresentam e comercializam legumes, verduras, floricultura e artesanato. O evento também tem oficinas gratuita sobre hortas, lixo orgânico e produção de húmus

Amanda Ferreira - Especial para o Correio
postado em 22/10/2017 12:11

Imagem de barraca de produtos orgânicos com mesas e cadeiras nas proximidades

O domingo (22/10) amanheceu mais verde para os moradores da capital. Quem passar pelo Eixão Norte, na altura das quadras 210 e 211, até as 16h, poderá conferir, de perto, o Eixão Agro. O evento é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (Fape-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e as Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF).

Em sua primeira edição, a feira tem como intenção criar uma ponte entre os produtores rurais e os consumidores da cidade. "Queremos mostrar uma Brasília que os moradores não conhecem, fazendo um elo importante entre o urbano e o rural, que é uma saída para a qualidade de vida da nossa cidade", explica o presidente da Fape DF e deputado distrital Joe Valle (PDT).

Cerca de 40 expositores estão distribuídos no local para apresentar e comercializar produtos. Também estarão presentes produtores de artesanato e floriculturas. O público poderá participar das oficinas, gratuitas, sobre horta suspensa; lixo orgânico e produção de húmus, ministradas de hora em hora. A criançada também está incluída na programação, que conta com brincadeiras, contação de histórias e oficina de catavento, que ocorrem na barraquinha Turismo Rural.

Na barraquinha do micro produtor Beijamim Neto, conhecido como "Seu Neto", quase não conseguimos espaço para entrevista. O movimento constante o deixava cada vez mais animado. "É muito prazeroso vender a apresentar o meu café e meus produtos para as pessoas. Elas são muito receptivas e esses eventos sempre somam muito na nossa profissão. Estarmos perto de nossos clientes é um diferencial", garante.

O calor não impediu as famílias de encherem o espaço com toalhas e aproveitarem o evento. Donos de sítios da região passaram por lá para garantir pequenas mudas. E quem morava ali perto também não perdeu a chance de dar uma passadinha.

O casal de aposentados, Josefa Oliveira, 62 anos, e Júlio Oliveira, 64, caminhou até o Eixão para conferir o evento. Os dois estavam encantados e, nas mãos, não havia mais espaço para nada: carregavam mudas de alface, que serão plantadas no apartamento. ;Achamos a iniciativa incrível e viemos conhecer. Está bem movimentado;, comentaram.

Para o secretário de agricultura do DF, Argileu Martins, o evento trabalha tanto questões ambientais, quanto as socioeconômicas. "Se a capital não continuar com mais de 60% de sua área agrícola, corremos o risco de intensificar nossas crises hídricas, uma vez que são esses agricultores que tanto cuidam desse patrimônio", reforçou. O secretário afirmou, ainda, que a atividade traz dinâmica à economia do país e que o objetivo do evento é mostrar, ainda, que Brasília possui uma área rural diversificada e bastante avançada tecnologicamente.

Segundo Joe Valle, apenas pela manhã, cerca de 5 mil pessoas já haviam passado pelo local. ;Estamos muito animados e a expectativa é que seja algo incrível, que conscientize pessoas;, disse.

Eixão Agro

Quando: 22 de outubro, das 8h às 16h
Onde: Eixão Norte, na altura das quadras 210/211 Norte
%u200B

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação