Cidades

Rodízio emergencial em Brazlândia não é parte do racionamento prolongado

A interrupção de abastecimento em Brazlândia, de 48 horas, ainda não faz parte do racionamento prolongado que poderá ser executado em todo o DF. O rodízio emergencial foi causado pela diminuição do nível de dois córregos

Álef Calado - Especial para o Correio
postado em 23/10/2017 06:00
Os moradores de Brazlândia foram pegos de surpresa quando a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) anunciou a interrupção do abastecimento de água da região. Até a noite de hoje, a cidade passa por um regime de rodízio emergencial, ocasionado pela diminuição no nível dos córregos Barrocão e Capão da Onça, responsáveis pelo fornecimento das casas e unidades comerciais da região administrativa.

Em nota, a Caesb explicou que a captação no Barrocão passou de 70 litros por segundo para 40 litros por segundo, impossibilitando o trabalho das bombas que fazem a retirada da água. Vale ressaltar que a outorga concedida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para atuação no córrego é de 104 litros por segundo.

[SAIBAMAIS]Devido à gravidade da crise hídrica enfrentada pelo Distrito Federal, a Caesb reforça a importância da colaboração da população. Até o fechamento desta edição, o nível do reservatório do Descoberto marcava 9,3%, índice considerado crítico. ;A Caesb alerta para a necessidade de continuar a exercer um consumo consciente e adequado da água de forma a manter e ajudar na melhoria do sistema como um todo.; A área de proteção ambiental (APA) do Descoberto abrange as regiões de Brazlândia, Taguatinga, Ceilândia e o município de Águas Lindas (GO). Essa ;faixa verde; existe para garantir proteção à bacia.

Esperança


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última vez que o brasiliense tirou o guarda-chuva de casa foi em 4 de outubro, quando o pluviômetro marcou precipitações de 0,2mm. Felizmente, essa realidade pode estar perto de mudar. Segundo o órgão, a previsão para hoje é de clima parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas em áreas isoladas. A temperatura mínima é de 18;C e a máxima, de 33;C. Durante todo o dia, a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 60%. Apesar da estimativa, é bom não criar tantas expectativas. O meteorologista do Inmet Manoel Rangel ressalta que as primeiras precipitações ainda podem demorar mais. ;Só deve chover mesmo a partir do dia 27. Até lá, é só previsão;, comenta.

Criada em 1933, a cidade tem 84 mil habitantes, 30 mil no campo

Áreas afetadas


Confira as regiões sem água em Brazlândia:

Locais sem abastecimento entre sexta-feira e ontem:
  • Vila São José, Quadras 35 a 58
  • Bairro Veredas, Quadras 3 a 6
  • Setor Norte, Quadras 2 e 12, Áreas Especiais e Setor de Oficinas

Locais sem abastecimento entre sábado e hoje (a água deve voltar ao longo desta noite):
  • Setor Sul, Quadras 1, 2 e 4; AE 1
  • Setor Norte, Quadras 1, 3, 4, 6, 7, 8 e 10; Entrequadras 2/4 e 6/8);
  • Bairro Veredas, Quadras 1, 2, 3 (conjs. A, B, C, D) e 4 (conjs. A, B, C, D, E e L)
  • Setor Tradicional, Quadras 1 a 29; AEs 1 a 7
  • Setor de Oficinas

Para saber mais


Corte aumentado?

A suspensão de abastecimento de água em Brazlândia ainda não integra o plano de rodízio de racionamento de 48 horas que pode começar a valer em todo o DF. A Adasa autorizou a ampliação do período sem fornecimento na capital federal, mas a Caesb só aplicará a medida se for realmente necessária e, nesse caso, a população será notificada com antecedência.

Memória


Interrupção

Por contarem com sistemas próprios de captação de água, cidades como Brazlândia, Planaltina e Sobradinho só entraram no cronograma de cortes de abastecimento em setembro deste ano (outras regiões administrativas enfrentam o problema desde janeiro). Entretanto, habitantes relataram ao Correio que, mesmo antes da inclusão no programa, lidavam com falta de água. Ao contrário das regiões administrativas abastecidas pelos reservatórios do Descoberto ou de Santa Maria, os cortes aconteciam sem hora marcada, prejudicando moradores e agricultores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação