Cidades

Fogo na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso declara situação de emergência

O Instituto Chico Mendes confirmou, na tarde de hoje (23/10), que a causa da tragédia é criminosa. Mais de 35 mil hectares foram consumidos pelo fogo, colocando em risco a população da área rural e urbana

Gabriela Sant'Anna - Especial para o Correio, Jacqueline Saraiva
postado em 23/10/2017 14:39
Brigadistas e voluntários em ação no parque: fogo avança

O agravamento dos incêndios no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fez a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso de Goiás (GO) declarar situação de emergência no município na manhã desta segunda-feira (23/10). A informação foi confirmada pelo órgão por meio de nota publicada no site. Mais de 35 mil hectares foram consumidos pelo fogo colocando em risco a população da área rural e urbana, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal gestor do parque.
As chamas, que tiveram início este mês, resultaram recentemente no fechamento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) para visitação. Moradores e voluntários que estão no local relatam o caos na região, tomada pelas chamas e por intensa fumaça. O ICMBio confirmou, na tarde de hoje (23/10), que a causa da tragédia é criminosa, confirmando as suposições da população e das equipes que, há semanas, tentam controlar o fogo.

A prefeitura afirma que, após a assinatura do Decreto n; 1603/2017, o município adotará as providências necessárias para lançamento de informações no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres (S2ID), da Secretaria Nacional de Defesa Civil, objetivando alcançar as políticas públicas voltadas a sanar os danos causados pelo desastre.

Equipes tentam controlar fogo


[SAIBAMAIS]Além das equipes do ICMBio, com brigadistas que ficam no parque, órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) PrevFogo, o Grupo Ambientalista do Torto (GAT), o Corpo de Bombeiros de Goiás, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e funcionários da Prefeitura de Alto Paraíso auxiliam nos trabalhos de combate ao incêndio. Centenas de voluntários estão em campo ou prestando apoio logístico à operação.

Na sexta-feira (20/10), a atividade de combate ao fogo foi intensificada na região e homens do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal também foram deslocados para lá. Quatro viaturas da corporação foram disponibilizadas para os trabalhos. A equipe do DF deve permanecer por lá por ao menos dez dias, dependendo da evolução do incêndio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação