Cidades

Incêndio na Chapada dos Veadeiros atinge Vale da Lua e pousada

Além de toda a mata ao redor do Rio São Miguel, que corta as propriedades do Vale, as labaredas atingiram o estabelecimento mais próximo do atrativo turístico

Renato Alves - Enviado Especial
postado em 25/10/2017 10:26
Além de toda a mata ao redor do Rio São Miguel, que corta as propriedades do Vale, as labaredas atingiram o estabelecimento mais próximo do atrativo turístico
Alto Paraíso (GO) - Apesar do aumento de contingente e equipamentos no combate aos incêndios que destroem o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros desde 10 de outubro, o fogo continua fazer estragos dentro da área restrita e nos arredores. Na manhã desta quarta-feira (25), equipes do Corpo de Bombeiros de Goiás e do Distrito Federal concentram esforços no Vale da Lua, ponto mais visitado da região, depois da unidade de conservação.
[SAIBAMAIS]Além de toda a mata ao redor do Rio São Miguel, que corta as propriedades do Vale e ajuda a formar as quedas conhecidas mundialmente pela sua beleza única, as labaredas atingiram o estabelecimento mais próximo do atrativo turístico. Na madrugada desta quarta-feira, o fogo chegou na área destinada aos hóspedes e queimou completamente um dos 15 bangalôs.
Cerca de 30 bombeiros passaram a manhã dentro e em volta da pousada, onde o fogo não dá trégua. Em função dos incêndios, o estabelecimento não recebe hóspedes nem está fazendo reservas. O Vale da Lua, assim como o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, está fechado para a visitação por tempo indeterminado.
[FOTO1042374]

Área queimada

Até a noite da última terça-feira (24/10), as chamas haviam consumido 64 mil hectares de cerrado, o equivalente a 26% da unidade de conservação federal, que tem 240 mil hectares. As operações de combate ao fogo dentro da reserva têm comando unificado composto pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), Ibama e Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) e do Distrito Federal.
São mais de 110 brigadistas e militares. Eles contam com o apoio de cinco aviões-tanque do ICMBio, helicópteros do Ibama, da Polícia Rodoviária Federal, do CBMGO e da Polícia Militar do DF. Ontem, um avião Hércules c-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) se juntou à frota. A aeronave decola de Anápolis (GO) com 12 mil litros de água. Há cinco saídas programadas para hoje com destino ao parque da Chapada.
Veja o vídeo abaixo:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação