Cidades

Falta de pediatras acaba em confusão generalizada no Hospital de Planaltina

Três pais que aguardavam atendimento de pediatra às crianças no Hospital de Planaltina se exaltaram e foram detidos

Renato Souza, Bruna Lima - Especial para o Correio
postado em 27/10/2017 00:20
Falta de pediatras causou confusão generalizada no Hospital de Planaltina: Polícia Militar foi acionada para conter ânimos
Aproximadamente 25 crianças aguardavam na fila de espera do Hospital Regional de Planaltina (HRP), na noite desta quinta-feira (26/10), quando a direção avisou aos presentes que não havia pediatras disponíveis, logo não haveria atendimento. Uma das mães que ficou mais de três horas com o filho doente, à espera de atendimento, detalhou ao Correio que o anúncio causou revolta e virou caso de policia. Alguns pais chegaram a agredir e ameaçar um policial de plantão que tentava conduzir a situação.
[SAIBAMAIS] Uma testemunha, que preferiu não se identificar, esperava na fila há quatro horas quando a chefia da unidade de saúde informou sobre a falta de médicos. "Eles falaram que só tinha um pediatra e que ficaria recebendo somente casos que tivessem pulseira vermelha ou laranja. Acontece que todo mundo ali só recebeu a amarela. Ai todos se revoltaram", contou.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) confirmou que, durante a confusão, os ânimos ficaram exaltados e alguns pais começaram a tentar arrombar as portas para invadir a parte da pediatria. Nesta hora, a corporação foi chamada. Três viaturas se deslocaram ao hospital.
[VIDEO1]
Moradora de Planaltina, Elisângela Neves, 43, aguardava pelo atendimento do neto, de apenas 1 ano, quando o reforço policial chegou. "A polícia veio para separar já com o cassetete em mãos. Chegaram a bater em pais e acabaram acertando uma das crianças. Os pais vêm para tratar dos filhos e a única coisa que conseguem é ser presos", desabafou. Outras testemunhas também afirmaram ter visto uma criança ser atingida. A PMDF nega.

Três pessoas foram detidas e conduzido à 31; Delegacia de Polícia (Planaltina): um homem teria tentado agredir o policial, outro o ameaçado de morte e uma mulher foi detida por desacato.

Resposta

Em nota, a Secretaria de Saude do DF informou que na emergência do Hospital contava com um pediatra atendendo os casos graves. O texto diz que "a necessidade da restrição ao atendimento se deu devido ao grande número de pacientes internados na pediatria. Por este motivo, o médico de plantão teve que se dividir no atendimento aos pacientes internados e dos casos graves que chegavam na emergência".
Nos casos de menor gravidade, a orientação era para procurar o Hospital Regional de Sobradinho, pois lá havia dois pediatras de plantão. A pasta informouq ue alguns pais começaram a depredar o hospital e tentaram agredir os funcionários. Sendo assim, a polícia foi acionada. Alguns pais desacataram os policiais e tiveram voz de prisão decretada.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação