Cidades

Após precipitações leves, deve chover mais neste fim de semana no DF

Uma frente fria vinda da Argentina chega ao DF no fim de semana

Thiago Soares, Pedro Grigori - Especial para o Correio
postado em 28/10/2017 08:00
O calor e a secura dos últimos dias diminuíram um pouco graças às chuvas de ontem à tarde em várias regiões do Distrito Federal
A pouca chuva dos últimos dias ainda não foi suficiente para reverter a queda no volume dos reservatórios do Distrito Federal. Até o momento, as precipitações não chegaram com força nas regiões próximas ao Descoberto e ao Santa Maria, mas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devem ajudar a, pelo menos, diminuir a evaporação nos reservatórios. Ainda sem a aprovação do plano de racionamento de 48 horas, a próxima aposta do governo contra a crise hídrica será colocada em funcionamento na próxima segunda-feira. O subsistema de captação de água do Ribeirão Bananal, perto do Parque Nacional de Brasília, será responsável pelo abastecimento das residências de mais de 200 mil pessoas.

Uma frente fria vinda da Argentina chega ao DF no fim de semana, por isso, a expectativa do Inmet é que as chuvas continuem, chegando com mais força a partir de domingo. Até o momento, choveu 10,5 milímetros, cerca de 6% da média histórica para o período, que é de 166.6 milímetros.

Nas ruas, a volta da chuva foi comemorada por quem teme a ampliação do rodízio. As precipitações chegaram às asas Sul e Norte, Sudoeste, Cruzeiro, Vicente Pires, Águas Claras e Taguatinga. As pessoas que passaram pela Rodoviária do Plano Piloto, nos momentos de precipitações foram pegas de surpresa. Algumas delas saíram correndo em busca de algum abrigo e outras preferiram se refrescar com os pingos que não estavam tão fortes a ponto de deixar as roupas totalmente molhadas.

[SAIBAMAIS]Moradora da Cidade Estrutural, Coraci Teixeira de Araújo, 63 anos, comemorou a boa nova. ;Essa chuva foi algo de Deus. Estávamos precisando para aliviar o calor desses dias. Tomara que chova mais para também encher os reservatórios. Estamos quase sem água para consumo no DF;, comenta a dona de casa.

Algumas pessoas estranharam a forma que a chuva chegou, em intervalos e com pouquíssimos ventos. A cabeleireira Suely Cardoso, 32 anos. ;Tive que comprar uma sombrinha. As primeiras chuvas deixam um mormaço, mas é algo positivo. Espero que chova durante toda a semana;, disse confiante a moradora de São Sebastião.

Leia mais notícias em Cidades

Há uma semana visitando a capital do país, a dona de casa Cláudia Pereira, 40 anos, e a filha dela, Nataly Pereira, 12 anos, comemoraram como brasilienses a chegada da chuva. Vindas de Curitiba, onde a temperatura é mais amena, elas sentiram com intensidade o clima do DF. ;Aqui é bem seco. Senti incômodo no nariz esses dias. Com essa chuva, espero que dê uma aliviada no calor e na seca;, disse.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação