Cidades

GDF inaugura Subsistema do Bananal nesta segunda-feira

Estrutura pretende ampliar abastecimento em locais que regem Santa Maria e Granja do Torto. Cerca de 200 mil habitantes do DF serão beneficiados.

Mayara Subtil - Especial para o Correio
postado em 30/10/2017 09:22
Subsistema de captação de água está pronto para ser operado. Obras para acabamentos como prédios, asfalto, grama e meios-fios estão em andamento.
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, inaugurou, na manhã desta segunda-feira (30/10), o Subsistema de Captação de Água do Ribeirão Bananal, na Granja do Torto. Representantes da Novacap, Polícia Militar, Adasa, Secretaria de Agricultura e Administrações de Sobradinho e Lago Norte estavam presentes no evento. Segundo Rollemberg, esta é a segunda grande obra de captação entregue pelo GDF. ;A primeira foi a do Lago Paranoá, no início do mês. Bananal, que antes estava prevista para março de 2018, conseguimos entregar com cinco meses de antecedência;, disse o governador.


[SAIBAMAIS]O Subsistema de Captação de Água do Bananal está pronto para ser operado. Faltam, apenas, acabamentos de infraestrutura, como prédios, asfalto, grama e meios-fios. Todo o investimento nas obras, de cerca de R$ 20 milhões, são do financiamento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) em conjunto ao FCO/Banco do Brasil. Com o subsistema do Bananal, será ampliado o abastecimento em regiões regidas por Santa Maria-Torto e vai beneficiar cerca de 200 mil habitantes da Asa Norte, do Sudoeste, do Cruzeiro e do Noroeste.
Rodrigo Rollemberg e Maurício Luduvice em visitação às instalações do Bananal: segunda grande obra de captação entregue pelo GDF em um mês.
Para que nada saísse fora do esperado, a estrutura passou por testes no último fim de semana. Durante o experimento, o Bananal conseguiu operar, inicialmente, com 500 litros por segundo. ;A água vai para a ETA Brasília, onde se funde com a do Santa Maria-Torto;, ressaltou o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice.

Sistema Corumbá IV

Em discurso durante a inauguração do subsistema do Bananal, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, afirmou que as obras do Sistema Produtor Corumbá, parceria entre o DF com o governo de Goiás, estão 71% executadas na capital federal e vai começar a funcionar em 2018.
De início, as regiões do DF que vão receber a água de Corumbá IV serão Gama e Santa Maria. Em seguida, vem Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo. Além dessas cidades, outros quatro municípios goianos do Entorno também serão beneficiados, sendo eles Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso e Luziânia.
Ao todo, o sistema de captação de água de Corumbá vai beneficiar uma população de 1,3 milhão, divididas igualmente em 650 mil no Distrito Federal e 650 mil em municípios de Goiás, isso no início das operações. A meta é chegar a 2,5 milhões de beneficiados com o sistema de captação. Na primeira fase da operação, serão captados 2,6 mil litros de água por segundo, também divididos igualmente entre DF e Goiás. Em um segundo momento, para além de 2018, chegará a 5,6 mil litros por segundo. O orçamento geral das obras do sistema de Corumbá IV é de R$ 540 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação