Cidades

Brasília conquista título de cidade criativa em design da Unesco

Com o reconhecimento, a capital passa a integrar o seleto hall da Rede de Cidades Criativas, que conta com cidades como Detroit, nos Estados Unidos e Berlim, na Alemanha

Danilo Queiroz - Especial para o Correio
postado em 31/10/2017 16:05
A candidatura de Brasília foi lançada em julho deste ano pelo governador Rodrigo Rollemberg Brasília recebeu nesta terça-feira (31/10) o título de cidade criativa do design, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O anúncio, publicado no site da entidade, faz com que a capital integre o seleto hall da Rede de Cidades Criativas, que conta com Detroit, nos Estados Unidos, Berlim, na Alemanha, Puebla, no México, Xangai, na China e Montreal, no Canadá. A seleção é feita pela Unesco a cada dois anos.
O secretário de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena, destacou a importância do prêmio para a cidade, e citou que esta já era uma demanda antiga da sociedade brasiliense. "Esse título é importante e vai permitir que Brasília participe de uma rede internacional de trocas de politicas publicas nessa área", afirmou.
Recena ressaltou, ainda, que a categoria de desing encaixa com as características históricas de Brasília. "O design está presente desde a criação de Brasilia, seja nos traços de Oscar Niemeyer, na arte de Athos Bulcão, e de tantos outras artitas que surgiram na nossa capital", lembrou.
[VIDEO1]
A candidatura de Brasília foi lançada em julho deste ano pelo governador Rodrigo Rollemberg. Com a conquista, a capital do Brasil se torna a segunda cidade brasileira a integrar a rede na categoria design, ao lado de Curitiba.
Rollemberg comemorou o resultado e lembrou que a cidade também possui o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, também concedido pela Unesco, e que esse ano comemora 30 anos.
[VIDEO2]
Já tinhamos o título de patrimônio cultural da humanidade, que muito nos honra. Brasília é fruto da criatividade e da genialidade e da capacidade de liderança de Juscelino Kubitschek que soube reunir o que havia de melhor no talento brasileiro, no urbanismo, na arquitetura e nas artes. Vamos aproveitar esse título para incrementar ainda mais Brasília como uma cidade cultural, criativa e turistica.
Recena acredita que o status de Cidade Criativa em Design fará com que Brasília se torne mais atrativa no mercado da área e também no de turismo. "Muitas vezes as pessas acabam conhecendo nossa cidade pelo lado negativo da política e títulos como esse mostram que existe uma outra Brasilia, que vai muito além da Esplanada dos Ministérios e do Congresso Nacional, e essa Brasília é a capital do desing brasileiro", destacou.
[FOTO987576]
Ao todo, 64 cidades de 44 países foram designadas como cidades criativas pela diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.
"Essas novas designações mostram uma maior diversidade em perfis de cidades e equilíbrio geográfico, com 19 cidades de países que não foram anteriormente representados na Rede", declarou a diretora-geral.
A Rede das Cidades Criativas foi criada em 2004 pela Unesco com o intuito de promover a cooperação com e entre as metrópoles que identificaram a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Segundo a organização, as 180 cidades de 72 países que atualmente compõem essa rede trabalham em conjunto para "colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos de desenvolvimento a nível local e cooperar ativamente no nível internacional."
Agora, o Brasil conta com seis cidades na rede ; Belém e Florianópolis em gastronomia, Brasília e Curitiba em design, Salvador em música e Santos no cinema.
* Estagiário sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação