Chuva 'limpa' o céu de Brasília e lua cheia rouba cena

Apesar do tamanho e intensidade de brilho, especialistas afirmam que não havia fenômeno especial

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/11/2017 22:26 / atualizado em 04/11/2017 23:05

Antonio Cunha/CB/D.A Press
Quem olhou para o céu na noite de deste sábado (4/11), observou a lua grande e brilhante que há tempos não chamava tanta atenção. O motivo: início da fase cheia da Lua, quando ela fica totalmente refletida na Terra. Este período vai até 10 de novembro, quando começa a fase minguante. 
 
 
A beleza era tanta que brasilienses especulavam haver algum tipo de fenômeno especial, como uma Super Lua. O astrônomo do Planetário de Brasília, Adriano Leonês, afirma que não se tratava de um caso diferencial. "É apenas uma Lua cheia. Mas como a atmosfera está mais limpa, o brilho acaba refletindo melhor. Como o tempo estava muito seco, havia muita poeira no ar, o que esconde a luz. As chuvas limparam esta poeira", explicou.
 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas para este domingo (5/10), com bastante formação de nuvens, o que deve atrapalhar a visibilidade da Lua. A temperatura varia entre 19° a mínima e 26° a máxima. A umidade relativa do ar fica entre 60 e 85 por cento. 
 
Antonio Cunha/CB/D.A Press
 

Astronomia na capital

 
Para apreciar o satélite natural, além de observar os planetas e estrelas, o Clube de Astronomia de Brasília promoveu, neste sábado (4/11) um encontro de Telescópios na Praça dos Três Poderes, onde astronomos amadores puderam visualizar o céu. 
 
O Planetário de Brasília também está com uma programação especial durante todo o mês. O local recebe o Immersphere, Festival de Cinema 360º, com entrada de graça. A programação normal volta em 1º de dezembro, com exibição do filme Arqueoastronomia Maia, que mostra a relação dos Maias com a astronomia e o universo.
 
O Observatório Astronômico da Universidade de Brasília, localizado dentro da Fazenda Água Limpa, promove visitas, com palestras e atividades de prática observacional, com uso de telescópio e identificação de constelações. O agendamento pode ser feito pelo número: 3307-2900, ramal 267. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.